quinta-feira, outubro 26, 2006

(Porto) Artes Digitais: mecenato e festivais

A 7ª edição dos Olhares de Outono, um evento anual dedicado à reflexão sobre as arte digitais, promovido pelo Citar - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, decorre entre 25 e 27 de Outubro em vários locais daquela instituição.

O evento divide-se em três partes: mesas redondas e conferências; um workshop e duas performances.
A programação de conferências reúne uma série de responsáveis pela organização de festivais e exposições, agentes culturais representantes de algumas das principais instituições nacionais, mecenas e investigadores nos domínios da arte e da cultura.

"Just Art: Contemporary Art After the Art Formerly Known As New Media" é o título da conferência de abertura, dia 27 às 11h, pelo curador e director do ISEA 2006 - Symposium ZeroOne San Jose International Festival of Art and Technology, Steve Dietz.
Sobre as questões do mecenato na arte contemporânea está prevista uma mesa redonda, entre as 14h30 e as 16h30, que conta com as presenças de João Fernandes (Museu de Serralves), Ilídio Pinho (Fundação Ilídio Pinho) e tem moderação de Paulo Ferreira Lopes (CITAR); a terminar o programa, entre as 17h e as 19h, sob o tema "Que festivais de artes digitais?" realiza-se uma mesa redonda moderada por Rui Trindade (Atmosferas), a qual conta com a participação de Lúcia Santaella e Íris Mayr (ARS Electrónica) e Fernando José Pereira (FBAUP).
Entre os dias 25 e 26 de Outubro, António Sousa Dias dirige o workshop "InstallaSon - KITTy : Vers le développement d’outils d’assistance à la conception et construction d’espaces sonores navigables". A performance audiovisual interactiva "SWAP" de Rudolfo Quintas, Tiago Dionísio e João Costa está agendada para as 19h30 e a Orquestr’Utópica fecha o evento com o espectáculo "A música é o desejo dos desejos - BERIO em sequência" às 22h.

Mais informações em:
http://www.olhares-outono.ucp.pt/2006/

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
ESCOLA DAS ARTES - CITAR Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
Rua Diogo Botelho, 13274169 - 005 Porto Portugal
226 196 200
lteixeira@porto.ucp.pt

fonte: Instituto das Artes

Sem comentários: