segunda-feira, outubro 16, 2006

(Lisboa) I Mostra de Cinema Brasileiro Contemporaneo

De 20 a 22 de Outubro
Av. da Liberdade, Nº 175 1250-141 Lisboa

Apresentar ao público português o cinema brasileiro contemporâneo até agora ausente do nosso circuito comercial é o objectivo da I Mostra de Cinema Brasileiro. Organizada pela Fundação Luso-Brasileira, esta mostra é ainda composta por mesas-redondas que contam com a participação das mais importantes personalidades do cinema brasileiro.
Partindo de três temas: Biografias, Trabalho de Actriz e Fotografia e Cinema, são 11 grandes filmes brasileiros para ver em 3 dias!
Preço dos bilhetes: 2 euros

Programa:
Dia 20 de Outubro: BIOGRAFIAS
14 horas: "FÁBIO FABULOSO"
2004 Brasil Documentário Cor 63 min.
O documentário conta, em tom de fábula e de forma bem-humorada, a vida do paraibano Fábio Gouveia, considerado o maior surfista brasileiro de todos os tempos. Além de muito surf e do registro dos momentos mais importantes de sua carreira - como as vitórias nos campeonatos mundiais no Havaí e na França.
Melhor documentário no Festival do Rio 2004.
Realizador: Pedro Cezar, Ricardo Bocão e Antonio Ricardo

16 horas: "CARMEN MIRANDA - BANANA IS MY BUSINESS"
1994 Brasil Documentário Cor 91 min.
Obra ficcional sobre Carmen Miranda, cantora que conquistou a América com seu "jeitinho brasileiro", apesar de ser portuguesa.
Realizador: Helena Solberg Elenco

18 horas "OLGA"
2004 Brasil Drama Cor 141 min
Filme baseado na história real de Olga Benario (Camila Morgado), uma comunista alemã naturalizada brasileira, esposa de Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler). Na época da ditadura Vargas (de 1930 a 1945), ela foi presa e deportada para a Alemanha nazi, onde morreu num campo de concentração.
Realizador: Jayme Monjardim Elenco

20h45 Mesa Redonda sobre BIOGRAFIAS, com a participação de Miguel Faria Jr. (realizador de VINICIUS), Paulo Morais (presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Teatro e Cinema), Camila Morgado (Actriz de OLGA e VINICIUS), Sérgio Trefaut (realizador de cinema) e moderação de Nuno Gonçalves (Lusomundo).

22 h - "ZUZU ANGEL"
2006, Brasil, Drama, 110 min.
Brasil, anos 60. Alheia à ditadura militar, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente o seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Numa noite Zuzu recebe a notícia que Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam; pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incómoda para a ditadura e ela escreve que não descarta de forma nenhuma a chance de ser morta em um "acidente" ou "assalto".
Realizador: Sérgio Rezende

Dia 21: TRABALHO DE ACTRIZ
16 h "CASTELO RÁ-TIM-BUM"
1999, Brasil, Aventura Cor 107 min.
Adaptação do programa da TV Cultura. No meio de uma megalópole enlouquecida, um castelo encantado sobrevive ao mundo moderno e guarda segredos, magias e o conhecimento de toda a humanidade. Um castelo diferente, habitado por gente diferente: Morgana (Rosi Campos), uma poderosa feiticeira com 6 mil anos de idade; o Doutor Victor (Sérgio Mamberti), grande sábio feiticeiro de 3 mil anos; e seu sobrinho, o jovem aprendiz Nino (Diegho Kozievitch), de apenas 300 anos. Os três preparam-se para o alinhamento dos planetas, fenómeno que fortalece os poderes de todos os magos. No entanto, entra em cena a malvada Losângela (Marieta Severo), uma prima de Morgana que foi expulsa da família há séculos e planeja uma vingança terrível. Aliada ao ambicioso Doutor Abobrinha, ela rouba os poderes de Doutor Victor e Morgana e põe-nos sob o seu controle. Cabe a Nino lutar contra as maldades de Losângela.
Realizador: Cao Hamburguer

18 h "A DONA DA HISTÓRIA"
2004 Brasil Comédia Romântica Cor 89 min.
Carolina (Marieta Severo) é uma mulher com seus quarenta e poucos anos que está em crise. Olhando para trás, chega à conclusão que não viveu nada de excitante. Se fosse um filme, seria extremamente chato. A crise culmina com a decisão de se separar do marido, Luiz Cláudio (António Fagundes), seu primeiro e único homem. No entanto, ela vira o foco do seu olhar para o que poderia ter sido sua vida quando recebe uma visita pitoresca: a do seu passado, personificado em sua própria figura aos 18 anos (Débora Falabella). É quando ela relembra os acontecimentos, o começo do romance com Luiz Cláudio (Rodrigo Santoro) e questiona o que teria acontecido se ela não tivesse se casado com ele. Baseado na peça teatral escrita por João Falcão.
Realizador: Daniel Filho

20h45 - Mesa Redonda sobre TRABALHO DE ACTRIZ, com a participação das actrizes Marieta Severo e Margarida Marinho, António Pedro Vasconcelos (realizador) e Miguel Somsen (crítico de cinema); moderação de José Amaral Lopes (vereador da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa).

22 h - "CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA"
2004 Brasil Drama Cor 96 min.
O filme é uma cinebiografia de um dos mais importantes cantores e compositores do rock brasileiro dos anos 80 e 90: Cazuza. A sua infância, a juventude, os amores, o início da fama com a banda Barão Vermelho, a carreira solo, a Sida. A trajetória de uma pessoa polémica, que vivia intensamente.
Realizador: Walter Carvalho

Dia 22 de Outubro: FOTOGRAFIA E CINEMA
14 h - "REDENTOR"
2004 Brasil Comédia Dramática Cor 95 min.
Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia. E Célio Rocha (Pedro Cardoso) é prova tão viva quanto morta disto: repórter de um jornal carioca, ele recebe de Deus a missão de convencer o seu amigo de infância, Otávio Sabóia (Miguel Falabella), um corrupto construtor, a doar sua fortuna aos pobres.
Realizador: Cláudio Torres

16 h "CIDADE BAIXA"
2005 Brasil Drama Cor 110 min.
Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) conhecem-se desde garotos. Ganham a vida fazendo fretes e pequenos golpes a bordo de um barco que têm em parceria. Quando os dois amigos oferecem carona até Salvador para Karinna (Alice Braga), uma stripper, a aventura começa. Enquanto Naldinho recupera de uma facada e Deco corre atrás de dinheiro para ajudar o amigo, Karinna passa a trabalhar na boate Xanadu. Na cidade grande, os três personagens à deriva acabam unindo-se novamente. Aos poucos, os dois amigos vão sendo tragados por uma espiral de ciúmes e pequenos rancores. A relação entre os três vai se desintegrando, transformando-se numa situação sem saída.
Premiado no Festival de Cannes.
Realizador: Sérgio Machado

18h - "JOGO SUBTERRÂNEO"
2005 Brasil Drama 109 min,Jogo Subterrâneo" é uma inusitada história de amor. Martín (Felipe Camargo), um pianista da noite, submete-se obsessivamente ao jogo que inventou para encontrar a mulher de sua vida - um jogo cujo campo é o emanharado de linhas do metro de São Paulo. Ele determina um trajecto para si e, ao entrar numa carruagem, escolhe uma mulher que o atraia. A partir daí, só lhe resta torcer para que ela faça o mesmo caminho que ele. Agora Martin vê a sua vida num novo jogo, mas dessa vez sem regras, imprevisível; um labirinto que multiplica as linhas subterrâneas do metro nas quais ele jogou em busca da mulher de sua vida.
Realizador: Roberto Gervitz

20h45 Mesa redonda sobre PÚBLICOS DE CINEMA, com a participação de Lauro Escorel (Director de Fotografia), Mário Jorge Torres (crítico de cinema), Daniel Malhão (Fotógrafo), Leonel Vieira (Realizador), Luís Branquinho (Director de Fotografia) e moderação de Ana Sousa Dias (jornalista).

22 h - "CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS"
2003 Brasil Drama Cor 100 min. 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann (Peter Ketnath), um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho (João Miguel), um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, a fim de vender um remédio "milagroso". Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade fora do comum, que marcará as suas vidas para sempre.
Realizador: Marcelo Gomes

Em ante-estreia, vai ser apresentado no dia 19 de Outubro o filme "Vinicius" reservado a convidados e media acreditados.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.