sexta-feira, outubro 06, 2006

Bolsa de Arte Experimental Intermédia 2007

Estão abertas até 31 de Outubro as candidaturas para a décima quarta edição da Bolsa Ernesto de Sousa (BES), uma bolsa de Arte Experimental realizada com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação Calouste Gulbenkian. A BES destina-se a premiar um projecto inédito de arte experimental intermédia, proporcionando um estágio para investigação e experimentação, em Março de 2007, na Experimental Intermedia Foundation nos E.U.A., sob a orientação de Phill Niblock.

Os projectos candidatos devem, de alguma forma, associar imagem, som e movimento, numa perspectiva de pesquisa e inovação. Devem, também, ter como finalidade a apresentação de um espectáculo.
Os candidatos deverão possuir nacionalidade portuguesa e ter um bom conhecimento de língua inglesa e as candidaturas - que deverão ser apresentadas em 5 exemplares em português e 2 exemplares em inglês - devem incluir: documentação sobre três obras realizadas pelo concorrente, na forma de diapositivos, gravações áudio ou vídeo; o projecto que o candidato pretende desenvolver em Nova Iorque, incluindo sinopses de conferências ou performances que desejaria realizar nos Estados Unidos; e curriculum detalhado.

As candidaturas deverão ser endereçadas à FLAD em carta enviada pelo correio, sob registo, ou directamente entregue na sede da Fundação, Rua do Sacramento à Lapa, n.º 21, 1249-090 Lisboa, até às 18 horas de 31 de Outubro 2006.
A decisão do júri será anunciada em Novembro 2006. O júri da BES é constituído por Phill Niblock (Director da EIF, Nova Iorque), que preside; Manuel Costa Cabral (artista plástico, em representação da Fundação Gulbenkian); Rui Eduardo Paes (crítico musical e representante da FLAD); Emanuel Dimas Pimenta (arquitecto e compositor); Isabel Soares Alves (produtora cultural), Sónia Rodrigues (artista intermedia) e Astrid S. Klein, artista intermedia, Stuttgart).
O vencedor deverá apresentar o seu projecto em Nova Iorque e em Portugal.

Mais informações:
Bolsa Ernesto de Sousa
Tel. 21 859 67 55
e-mail: www.asa-art.com/bes.htmwww.flad.ptwww.gulbenkian.pt
www.ernestodesousa.com/bes/

Texto de: Instituto das Artes

Sem comentários: