terça-feira, outubro 10, 2006

(Lisboa) Colóquio "Hannah Arendt and the Political"

17 e 18 de Novembro de 2006
Instituto de Filosofia da Linguagem
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

No centenário do nascimento da filósofa Hannah Arendt (1906-75), o Instituto de Filosofia da Linguagem organiza o colóquio "Hannah Arendt and the Political" que decorrerá na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 17 e 18 de Novembro.

Reunindo 30 especialistas de vários países, o Instituto de Filosofia da Linguagem comemora assim a data, debatendo a especificidade da política na obra de uma autora decisiva. As comunicações abordam temáticas como totalitarismo e perdão, juízo e violência, mentira e amizade, entre outras.

Dos conferencistas destacam-se:
- Lisa Disch, Professora de Ciência Política na Universidade do Minnesota e autora de Hannah Arendt and the Limits of Philosophy (1994);
- André Duarte, da Universidade Federal do Paraná (Brasil), autor de O Pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt (2000) e A banalização da violência: a atualidade do pensamento de Hannah Arendt (2004);
- Bat-Ami Bar On, Professora de Filosofia em Binghamton e autora de The Subject of Violence: Arendtean Exercises in Understanding (2002).

A entrada é livre.
Os trabalhos iniciam-se na FCSH (Av. De Berna, 26-C) às 8.30h do dia 17 (auditório 2 e sala T16) e às 10.00h dia 18 (auditório 3 e sala T16).

Mais informações em:
http://www.ifl.pt/

Sem comentários: