segunda-feira, novembro 13, 2006

Premiados - 5º Festival de Vídeo de Corroios - Videocor'2006

Concorreram ao Vídeocor deste ano 90 trabalhos, de realizadores de vários pontos do País e Estrangeiro, tendo sido seleccionados 44 para exibição.

Os trabalhos foram avaliados pelo júri do Festival, constituído por José Alves, licenciado em estudos cinematográficos e audiovisuais e professor de Tecnologias de Comunicação Audiovisual na Escola Secundária Artística de António Arroio, Carlos Santos, director do Festival e membro do executivo da Junta de Freguesia de Corroios, António Rui, operador de câmara e reportagens de vídeo, e Luís Godinho da Associação Move-a-Mente, que premiou os seguintes videogramas:

1.º Prémio Animação
"Porquê" de José Pinto e Joel Sousa
"Porquê" é uma curta metragem de animação sobre um miúdo (em plena "idade dos porquês") que bombardeia os pais com perguntas sobre todos os assuntos. Estes, já habituados à situação, respondem inventando histórias mirabolantes sobre um duende, que vive no frigorífico e é responsável pelo "mágico acender de luz do frigorífico".

1.º Prémio Ficção
"Berço de Pedra" de Nuno Rocha.
Carlos está desempregado, vive sozinho e encontra-se perante um problema complica: em 24 horas será colocado fora de casa, a não ser que consiga arranjar o dinheiro para pagar a renda que deve.
Sem dinheiro, procura antigos amigos. Um deles apresenta uma solução garantindo-lhe que poderá ajuda-lo na resolução dos os seus problemas financeiros. Com apenas uma morada num pedaço de papel e nada a perder, segue o conselho do velho amigo.

1.º Prémio Documentário

"Momento com registo" de Miguel Lameiras
Em Novembro de 2005, Paulo Seixas um seropositivo de 45 anos, a morar em Vila Nova de Gaia, inicia um processo de exploração para encontrar uma orientação de vida. É registado e acompanhado por uma equipa de produção audiovisual através de uma interacção documental, que se inicia com a oferta de uma máquina fotográfica ao protagonista.
Com as caminhadas do quotidiano de Paulo, é definido um registo focado na exploração de varias situações que é confrontado neste momento de vida, constituído por desafios e escolhas a nível profissional, estado de saúde e objectivos pessoais.
As principais actividades do quotidiano de Paulo são o restauro da casa, formação profissional, análises clínicas, sessão de acupunctura e yoga.
Todos estes desafios contribuem para uma reflexão pessoal que convergem numa atitude optimista perante as circunstâncias de vida em que se encontra.
Todos os desafios são um catalizador para Paulo reflectir sobre o seu passado, presente e sonho de futuro. Em suma, sobre a maneira como procura viver visando uma maior qualidade de vida.
Com o desenvolvimento e conclusão do documentário, apresenta-se o resultado dos desafios que Paulo encarou através do restauro do corpo e da mente.

Menções honrosas: "Esperância" - animação de Cláudio Jordão; "Rua das Madres" - documentário de Filipa Bravo; "Quando eu morrer" - ficção de Luis Campos; "Inquérito Privado" - ficção de Henrique Bento.

Festival realizado pela Junta de Freguesia de Corroios, com o apoio da Associação Move-a-Mente e Câmara Municipal do Seixal.

Para o ano há mais!

Sem comentários: