quarta-feira, novembro 22, 2006

(Lisboa, Amadora, Porto, Coimbra e Setúbal) Estreia do filme "JUVENTUDE EM MARCHA"

23 de Novembro de 2006

JUVENTUDE EM MARCHA (2006- Portugal / França / Suíça), o novo filme de Pedro Costa

Lisboa - Cinema Nimas
Amadora - Cineteatro Recreios da Amadora
Porto - Cinemas Cidade do Porto
Coimbra - Cinemas Dolce Vita
Setúbal - Cinema Charlot

Este novo filme continua e prolonga o trabalho que Pedro Costa tem realizado ao longo dos últimos anos junto da comunidade cabo-verdiana do bairro das Fontaínhas, de que resultaram os filmes OSSOS e NO QUARTO DA VANDA, ambos reconhecidos e aclamados nacional e internacionalmente.

JUVENTUDE EM MARCHA é um olhar sobre as transformações radicais que as comunidades destes bairros 'degradados' estão actualmente a sofrer e adopta o ponto de vista de Ventura, um imigrante caboverdiano, operário da construção civil, reformado, que assiste aos últimos dias da sua 'cidade de barracas' e às profundas mudanças de comportamento e relação que o realojamento num outro bairro dito 'social' vem estabelecer. O princípio de uma nova vida mais digna, legal e salubre mas também o fim de uma certa ideia de vivência e solidariedade inventada num quotidiano precário.

JUVENTUDE EM MARCHA foi votado pelas revistas Cahiers du Cinema (França), Film Comment (Estados Unidos), Letras de Cine (Espanha) e Film Critica (Itália) o melhor filme de Cannes 2006.

Sem comentários: