terça-feira, novembro 14, 2006

ALGARVE FILM COMMISSION – AFC

O Algarve pode vir a tornar-se numa espécie de Hollywood à portuguesa ao abrigo da Algarve Filme Comission (AFC), estrutura apresentada oficialmente no passado mês de Outubro.

O objectivo é promover a região como destino para produções cinematográficas.

O actor Joaquim de Almeida, que ocupa o cargo de presidente da Assembleia Geral da associação, fez as honras de apresentação da AFC, numa cerimónia realizada em Albufeira e organizada pela Região de Turismo do Algrave (RTA).

O objectivo da AFC, constituida em Maio passado, após dois anos de análise de viabilidade do projecto, é posicionar a região com o cenário natural de produções audiovisuais portuguesas e internacionais. A luminosidade, que pode aumentar a productividade das filmagens, as boas acessibilidades, a diversidade de cenários – praia, serra, património histórico -, e a hotelaria de qualidade são os factores que, segundo a AFC, colocam a região em vantagem. Entre os beneficios para o Algarve contam-se o ganho de receitas directas, já que estima que, em média, 30 por cento do orçamento de uma produção seja gasto na região de rodagem, a criação de emprego e a conquista de notoriedade junto de novos públicos.

O objectivo passa também por integrar o Algrave na Association of Film Commissioners International (AFCI), juntando-se aos 317 menbros já existentes, cuja esmagadora maioria se situa nos Estados Unidos, embora também haja muitas "film commissions" na Europa e Canadá.

Texto de Maria em:
http://www.escritacriativa.com/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=131&forum=2

fonte inicial: Correio da Manhã

Sem comentários: