terça-feira, novembro 28, 2006

(Lisboa e porto) Lançamento de Livros

Lisboa
4 de Dezembro de 2006, às 19h30
Sala Luís de Pina da Cinemateca Portuguesa
Rua Barata Salgueiro 39, Lisboa

SALAZAR VAI AO CINEMA – O Jornal Português de Actualidades Filmadas de Maria do Carmo Piçarra.
A sessão será complementada com a exibição de edições do Jornal Português.
A apresentação da obra será feita por João Lopes.
"Salazar Vai ao Cinema- O Jornal Português de Actualidades Filmadas" reflecte sobre o carácter do cinema de propaganda em Portugal e qual o papel – e como foi desempenhado – que as primeiras actualidades cinematográficas estatais, tiveram na veiculação da ideologia do Estado Novo.

Porto
1 de Dezembro, às 17 horas
FNAC do NorteShopping

A EUROPA E PORTUGAL NA IMPRENSA DESPORTIVA – 1893-1945 de Francisco Pinheiro.
A apresentação contará com a presença dos jornalistas Mário Mesquita (Director da Colecção Comunicação), Gabriel Alves e Carlos Daniel.
Pensar a Europa e Portugal, a partir da imprensa desportiva portuguesa, é o principal objectivo deste livro, que deve ser visto como uma espécie de viagem por um tempo conturbado (1893-1945), com os principais jornais desportivos a servirem de guia. Esta longa peregrinação de 52 anos – iniciada quando surge o primeiro jornal desportivo em Portugal e encerrada no ano em que termina a Segunda Guerra Mundial (altura em que este género de imprensa se consolida) – permitiu recuperar, simultaneamente, do baú do esquecimento, reflexões sobre a Europa e Portugal, e um pedaço da esquecida história da imprensa desportiva.

Sem comentários: