sexta-feira, novembro 03, 2006

(Lisboa) Conferência "Língua e Poder"

9 de Novembro
Centro Cultural de Belém, Lisboa
Sala Siaca

Conferência internacional sobre a questão das línguas na Europa.

Iniciativa do Goethe Institut em Portugal, associado às Embaixadas de França, do Luxemburgo e da Suíça, ao British Council, ao Instituto Cervantes e ao Instituto Italiano de Cultura. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu estão igualmente associados à organização desta conferência, (que contará com a participação do Comissário Ján Figel e do Senhor Deputado do PE Vasco Graça Moura). (A conferência realiza-se sob o alto patrocínio do Senhor Presidente da Comissão Europeia).

Qual é a Política de Língua praticada pelos diversos países europeus?
Há necessidade de proteger e preservar as suas línguas?
Qual é a influência das línguas estrangeiras em cada língua europeia e quais são as transformações daí resultantes?
Qual é o papel que a língua desempenha no que diz respeito à integridade e à identidade nacionais?
Qual é a importância que a Política da Língua assume, no âmbito da Política Externa?
As diversas Políticas de Língua contradizem as normas europeias referentes ao multilinguismo?

Estas e outras questões serão abordadas numa conferência que conta com a participação de eminentes especialistas da Alemanha, Espanha, França, Itália Luxemburgo, Portugal, Suíça e Reino Unido e que será iniciada pelo Senhor Comissário Ján Figel e encerrada pelo Senhor Deputado Vasco Graça Moura.

Esta iniciativa irá apresentar o vasto leque de opiniões que são comuns aos diversos países europeus e que, ao mesmo tempo, os diferencia. Um outro objectivo desta conferência é a demonstração e a explicação das diferentes políticas e posições nacionais, numa perspectiva de entendimento linguístico europeu que ambiciona conciliar a preservação de uma autonomia nacional com a defesa de uma política comum.

Sem comentários: