terça-feira, abril 24, 2007

(Setúbal) Workshop "A escrita do guião"

19, 20, 26 e 27 de Maio, das 10h às 13h e das 15h às 18h
Setúbal, possivelmente nas instalações do IPJ.

Através de uma combinação de 8 módulos teóricos e práticos de três horas serão transmitidas as noções básicas da escrita de um guião para cinema ou televisão. Cada participante desenvolverá uma ideia própria e terminará o workshop com uma sinopse, a descrição de personagens e uma cena escrita.

Número de participantes: 15
Preço: Cem euros

PRIMEIRO FIM DE SEMANA
Módulo 1 A IDEIA Descoberta do que é um guião, como encontrar uma boa ideia, a importância do conflito, e a diferença entre story lines, pitches e sinopses. Trabalho em conjunto para encontrar uma ideia.
Módulo 2 OS PERSONAGENS Estudo do protagonista, do antagonista, e dos personagens secundários. Como caracterizar e enriquecer os personagens, e como encontrar as suas vozes próprias. Entrevista ao herói da estória.
Módulo 3 A ESTÓRIA Estudo dos modelos de estrutura e aprofundamento do modelo em três actos. Análise dos enredos principais e secundários, e a diferença entre outlines e tratamentos. Desenvolvimento de uma estória com base na ideia encontrada anteriormente.
Módulo 4 PRÁTICA: ANÁLISE DE UM FILME Visionamente de um filme paradigmático dos conceitos apresentados, que seguidamente serão analisados e discutimos. Explicação do trabalho a desenvolver durante a semana - encontrar e desenvolver uma ideia própria.

SEGUNDO FIM DE SEMANA
Módulo 5 PRÁTICA: ANÁLISE DO TRABALHO DA SEMANA Breve apresentação do trabalho desenvolvido por cada participante durante a semana, que depois será comentado e discutido.
Módulo 6 OS DESAFIOS DA ESCRITA Análise dos plot points e das estratégias para manter a estória em movimento. Os desafios que se colocam ao guionista em cada um dos três actos, e as estratégias correctas para os superar. Novo exercício para casa: a reescrita da sinopse.
Módulo 7 AS ESTRATÉGIAS DA ESCRITA Análise do formato próprio do guião e como lidar com descrições e diálogos. O que fazer e o que evitar na escrita das cenas, e as técnicas mais efectivas de escrita. Discussão das diferenças na escrita para televisão e para cinema.
Módulo 8 PRÁTICA: ESCRITA DE UMA CENA Cada participante escreverá uma cena dialogada da sua própria estória, estando o monitor disponível para aconselhamento e sugestões. Terminar-se-á com algumas noções sobre a importância da rescrita e como apresentar projectos.

PÓS-WORKSHOP O monitor receberá por email as sinopses, descrições de personagens e cenas escritas por cada participante, e fará uma análise comentada de cada projecto.

Formador João Nunes, guionista e publicitário, trabalha actualmente como autor associado das Produções Fictícias.

Sem comentários: