quinta-feira, janeiro 04, 2007

(Porto) Apresentação de livros


25 de Janeiro de 2007, às 18h 30
FNAC, Porto

TELEVISÃO: DAS AUDIÊNCIAS AOS PÚBLICOS, José Carlos Abrantes e Daniel Dayan (orgs).
Este livro tem origem num colóquio organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo, na Fundação Calouste Gulbenkian. Aí, Daniel Dayan fez uma intervenção em que se referiu aos públicos de televisão. Na altura questionei o conferencista. A resposta, aludindo à necessidade de criar tipologias de públicos, levou-me a planear e concretizar, em colaboração com este investigador, um outro momento de palavra, um curso da Arrábida.” José Carlos Abrantes (Org)

ECRÃS EM MUDANÇA:DOS JOVENS NA INTERNET AO PROVEDOR DE TELEVISÃO, José Carlos Abrantes (org).
O livro “Ecrãs em mudança” reúne contribuições sobre as relações da televisão e da internet com os seus públicos, sobretudo os jovens. Dá também relevo ao provedor de televisão recentemente instituído pela RTP. A interacção entre os públicos e tais tecnologias faz-se, sobretudo, a partir dos ecrãs, face aos quais nos entregamos, quotidianamente, mais ou menos tempo, na nossa actividade profissional e de lazer. Tais ecrãs estão em mudança pois, quer uns quer outros, sofrem transformações constantes nos conteúdos, nos dispositivos, nos públicos, nas tecnologias que os fazem estar presentes nas sociedades modernas. Este livro dá uma contribuição para entender melhor as relações entre os ecrãs e os públicos, facto maior das sociedades contemporâneas.

A CONSTRUÇÃO DO OLHAR, José Carlos Abrantes (org).
O olhar tem sido historicamente construído. A construção do olhar é um acto individual, mas também um dado social, diferente de pessoa para pessoa, variável segundo as tecnologias que produzem os olhares e segundo os modos de ver dominantes numa época.

Apresentação por:
Joaquim Azevedo Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e Director do Instituto de Educação, Manuel António Pina, Jornalista, escritor e Felisbela Lopes Professora da Universidade do Minho e Directora do curso de Ciências ad Comunicação.

Livros Horizonte e Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ)

Mais informações em:
http://www.josecarlosabrantes.net/detalhe.asp?id=337&idc=25

Sem comentários: