quarta-feira, janeiro 31, 2007

Convocatória de trabalhos em vídeo feitos por mulheres

A artista e curadora independente Miriam Sampaio está a organizar uma programação de vídeo de artistas portuguesas para integrar um evento que vai ter lugar no Grupo Intervention Vídeo, um colectivo de artistas baseado em Montreal no Canadá que se dedica à aquisição, distribuição, exibição e produção de vídeos criados por mulheres.

O evento está previsto para Setembro ou Outubro próximos.
As interessadas devem entrar em contacto com a organizadora através do e-mail mjmsampaio@hotmail.com, para obterem uma morada para enviarem uma cópia e sinopse dos trabalhos que pretendam exibir.

Miriam Sampaio é uma artista e curadora lusa-canadiana residente em Lisboa que organizou em Setembro de 2006 a programação de vídeo “Moving Still”, o Espace Videographe em Montreal, no Canadá. O programa era uma reflexão sobre a memória colectiva do Portugal contemporâneo, concretamente a relação com o regime fascista. Para o efeito a artista convidou 9 artistas, nascidos antes e depois da revolução de 1974, na perspectiva de perceber até que ponto esse facto os influencia no seu trabalho ou foi determinante na forma como olham para a história do seu país. A artista e comissária pretendia também confrontar o seu próprio olhar sobre essa realidade enquanto artista portuguesa que viveu no Canadá, filha de refugiados políticos que saíram de Portugal nos anos 60. Integraram a exposição Ângela Ferreira, Cláudia Ulisses, Daniel Barroca, Sara Santos, Virgínia Mota, Cristina Mateus, Pedro Diniz Reis, Paula Lopes e Ana Bezelga.

Mais informações:
Miriam Sampaio: mjmsampaio@hotmail.com

fonte: Instituto das Artes

Sem comentários: