quarta-feira, fevereiro 14, 2007

(Lisboa) Curso de Criação Multimédia

A Restart - Escola de Criatividade e Novas Tecnologias organiza, de 24 de Fevereiro a 4 de Março, um Curso de Desenho de Sistemas Interactivo destinado a criadores e artistas.

Performance e instalação electrónica, interactividade e tempo real, introdução ao conceito de interface físico, sensores na construção de interfaces e conceito de "programming environment" são alguns dos conteúdos previstos para os primeiros 5 capítulos deste curso dirigido por Ivan Franco.
O objectivo é introduzir os conceitos teóricos de aplicação dos sistemas interactivos à arte electrónica.

Pretende-se um "overview" de trabalhos passados de artistas conceituados da área, bem como uma introdução às tecnologias existentes. Estes primeiros capítulos são teóricos e pretendem suscitar uma abordagem crítica por parte do aluno.
Nos capítulos seguintes, que são de abordagem teórico-prática, será introduzido o sistema Max e suas aplicações em vídeo, tendo em conta os princípios básicos da programação. À medida que forem sendo apresentados os conceitos, os alunos são convidados a reproduzirem alguns exemplos sugestivos, que possam surgir como interessantes.
No final do curso os alunos deverão ter adquirido uma ideia do funcionamento geral do Max, podendo assim continuar a sua pesquisa individual, sabendo que recursos consultar e como solucionar problemas básicos de programação.

Ivan Franco formou-se em Engenharia na Universidade Nova de Lisboa e possuí um mestrado em Artes Digitais da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). Está particularmente interessado no uso de novos interfaces físicos aplicado à performance electrónica. Apresentou performances e instalações interactivas nos principais circuitos de arte electrónica de Barcelona (CCCB, Metronom, Phonos, Art Futura).
Actualmente é o director de investigação e desenvolvimento em projectos de interactividade e computação ubíqua da empresa YDreams.Mais informação:

RESTART
Tel.: 21 892 35 70
e-mail: info@restart.pt
www.restart.pt/pdf/Wks_DesenhoSistemasInteractivos_Max.pdf
http://www.restart.pt/

fonte:Instituto das Artes

Sem comentários: