quarta-feira, setembro 20, 2006

(Lisboa) Figuras da Dança no Cinema II

22, 23 e 24 de setembro de 2006 18h30 e 21h30
Pequeno Auditório da Culturgest · 2 Euros (Preço único)

Retomam-se os princípios programáticos que sugeriram a edição anterior, que decorreu em Abril e Maio do ano passado, explorando as relações entre a dança e o cinema de vanguarda. Pretende-se abrir o campo aparentemente restrito do filme de dança às suas formas estendidas, discutindo num contexto particular de uma programação a emergência de uma categoria singular e abrangente na história do cinema e que constitui na sua variedade um espantoso campo de invenção formal e de reflexão sobre a imagem cinematográfica.

Sexta-feira, 22 de Setembro
21h30 Uma “estética blues” – influências
Cinco formulações cinematográficas de uma “estética blues”, influenciada pela música e danças populares de raiz afro-americana. Uma fantasia de homenagem à dança e ao Jazz por Jean Renoir; a obra-prima de Dudley Murphy, “Black and Tan” com Duke Ellington e uma aplicação ao cinema de Hollywood dos princípios formais do seu filme de vanguarda, “Ballet Mécanique”; um filme raro de Gjon Mili, fotógrafo da revista Life que seguiu os passos de Etienne-Jules Marey nos métodos de captura do movimento, com a utilização expressiva do flash electrónico, aqui numa homenagem ao Lindy Hop e ao Jazz; um dos filmes pop de Peter Whitehead, registo feérico de dois concertos em Londres no final dos anos 60 e um espantoso documento de Tav Falco sobre a importância gregária e libertadora da música e dos blues na América rural dos anos 70.

Sábado, 23 de Setembro
18h30 O primado da sensação – a “Salomé” de Téo Hernandez

Um dos filmes mais relevantes do cinema experimental francês, filmado pelo cineasta mexicano Téo Hernandez. Uma interpretação pessoal de Salomé de Oscar Wilde a partir de três elementos básicos: a luz, a cor e a velocidade de projecção. O filme corresponde à primeira fase da obra essencial de Hérnandez, marcada pelas suas experiências pessoais, as suas viagens, contactos e pelas tentativas em concretizar o seu ideal de um cinema do corpo e da sensação. Incorpora igualmente imagens de filmes anteriores como Images du bord de la mer (1969). É um filme esplendoroso sobre o desvendamento, a máscara e o êxtase. A dança esteve sempre presente na obra de Téo Hernandez, sugerida nos seus filmes “gestuais” e “rituais” como Lacrima Christi (1978-79) ou Cristaux (1978) e manifesta, como num dos seus últimos filmes, Pas de Ciel (1987), projecto conjunto com o coreógrafo Bernardo Montet.
21h30 Tributo a Paul Swan/Andy Warhol
Um tributo a Paul Swan, bailarino cuja história e influência se prolongam do início do século XX ao underground nova-iorquino da década de 60 através de dois filmes de Andy Warhol e de um dos filmes em que foi protagonista em 1916. A primeira biografia de Paul Swan, editada em 2006 permite descobrir uma figura essencial, cuja repercussão se faz sentir desde o início do século, altura em que rivalizava em sucesso com Isadora Duncan até á década de 60 em que personificou como ninguém a inspiração decadentista do underground nova-iorquino surgindo hoje como influência fundamental no trabalho de alguém como Jack Smith, por exemplo.A sessão é também um pretexto para programar dois magníficos retratos documentais de Andy Warhol: um espectáculo de vaudeville encenado na Factory e o registo de uma interpretação do próprio Paul Swan.

Domingo, 24 de Setembro
18h30 Configurações
Uma extrapolação a partir da geometria, variação e combinatória dos gestos e de uma figura, o quadrado, feita a partir de Quad I e II de Samuel Beckett. Propõe-se uma sessão experimental em que se desenvolvem algumas das ideias sugeridas por Quad: a presença da figura geométrica na sua relação com os corpos da acção e com o próprio ecrã (dinâmico); a repetição de estruturas fixas de movimento e o imprevisto e o acaso que lhe são inerentes; a combinatória e a exaustão apresentadas de diversos modos.
21h30 Jack Goldstein/Retrospectiva 1972-1978
Uma selecção da obra fílmica do artista norte-americano Jack Goldstein, que aqui se apresenta pelo trabalho importante de reflexão sobre as ordenações entre o movimento do corpo na sua relação com o espaço na imagem cinematográfica. Projectam-se filmes das duas fases da sua produção cinematográfica tendo em perspectiva a sua relação com uma ideia de coreografia: os filmes de performance e os filmes “icónicos”, releituras irónicas das representações do cinema industrial e de Hollywood.

Para informações sobre a programação: http://www.culturgest.pt/actual/figuras_da_danca.html

Informações e reservas 21 790 51 55 mailto:culturgest@cgd.pt
Bilhetes à venda Culturgest, Fnac, lojas Abreu www.ticketline.pt
Reservas 707 234 234

Sem comentários: