segunda-feira, setembro 18, 2006

(Lisboa) FESTIVAL GAY E LÉSBICO DE LISBOA

NO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
19 DE SETEMBRO 2006

17h30 CONFERÊNCIA/DEBATE: "HOMOFOBIA" O QUE É E O QUE NÃO É?
COM LOUIS-GEORGES TIN
19h00 "AU-DELÀ DE LA HAINE",
FILME DE OLIVIER MEYROU (França, 2005, 97')

O Instituto Franco-Português associa-se mais uma vez ao Festival Gay e Lésbico de Lisboa, acolhendo duas das manifestações no dia 19 de SETEMBRO. Às 17h30 e neste ano em que o FGLL tem como tema os 10 anos de Luta Contra a Homofobia, LOUIS-GEORGES TIN, ensaísta francês, coordenador do "Dictionnaire de l'Homophobe" e criador do projecto Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, intervém numa CONFERÊNCIA/DEBATE subordinada ao tema: "HOMOFOBIA" O QUE É E O QUE NÃO É? Segue-se às 19h00 a projecção do filme "AU-DELÀ DE LA HAINE", do cineasta francês,OLIVIER MEYROU.
Trata-se de um documentário de 2005 que venceu o Prémio Teddy do Melhor Documentário no Festival de Berlim de 2006.

François Chenu é agredido até à morte por 3 skinheads num parque na noite de 13 para 14 de Setembro de 2002, por ser homosexual. Sob a luz dos faróis,um pai pergunta-se o que poderá ainda viver depois disto. A câmara de Olivier Meyrou percorre o antes e o durante o julgamento dos 3 acusados. Ao longo das entrevistas com os advogados de defesa, a família Chenu e outros, o documentário mostra como é que os pais vão ultrapassando a sua dor, mantendo-se fiéis aos seus princípios, para que o seu combate pela tolerância e o respeito pelo outro tenham hoje um sentido.
Escrito e realizado por Oivier Meyrou, com fotografia de Jean-Marc Bouzou e Música de François Eudes (sob o nome de François Eudes Chanfrault)

Sem comentários: