terça-feira, março 28, 2006

(Lisboa) Festival de cinema africano

Instituto Franco-Português
31 de Março - 3, 4, 5, 10 e 11 de Abril 2006 às 19h

O HERÓI - 31 de Março, 19h - COM A PRESENÇA DO REALIZADOR
Entrada gratuita - VO Português
2004 - Drama - 97 minutos
Prémio da Primeira Obra, Cartago, 2004; Melhor Filme Estrangeiro, Festival de Sundance 2005; Prémio da Melhor Fotografia, Fespaco, 2005; Prémio do Público, Festival dos 3 Continentes.

O Herói é uma metáfora da Angola de hoje. Um homem e a guerra como memória.Ele é um autêntico herói. Vinte anos de guerra permitiram-lhe obter uma medalha mas deixaram-no também sem uma perna. Nas ruas de Luanda, erra à procura de um emprego, passaporte indispensável para renascer na vida civil. No entanto, apesar da prótese que atenua a sua deficiência, só encontra desprezo, piedade e indiferença perante o seu voluntarismo nesta cidade confrontada com o afluxo dos refugiados e a muita penúria. Realização: Zézé Gamboa Argumento: Carla Batista, Pierre-Marie Goulet Com: Makena Diop, Milton Coelho, Patricia Bull, Neusa Borges Fotografia: Mario Masini Música: David Linx, Diederik Wissels Produção: Les Films de l'Après Midi (França), Gamboa & Gamboa (Angola), David & Golias (Portugal)
Zézé Gamboa nasceu em Luanda em 1955...
Clique aqui para saber mais sobre o realizador.

DÔLÉ - 3 de Abril, 19h
Preço : 2 euros. VO Francês legendada em Português
1999 - Comédia dramática - 88 minutos
Prémio Especial do Júri, Festival de Cannes Júnior, 2000; Tanit de Ouro, Festival de Cartago, 2000: Prémio do Melhor Argumento, Fespaco, 2001.

Libreville, capital do Gabão, é a cidade em que vivem o protagonista e os seus amigos. Cinco adolescentes, com cerca de quinze anos e entregues a si próprios. Eles decidem assaltar um quiosque de Dôlè, um novo jogo da sorte semelhante ao "Milionário". A tentação é grande, os riscos também. Mas o protagonista, cada vez mais preocupado com a doença da mãe, vai precipitar o assalto... A contagem decrescente começa, há uma vida para salvar. Realização: Imunga Ivanga Argumento: Imunga Ivanga Com: David Nguema Nkogue, Roland Nkeyi Nicaise Tchikaya Fotografia: Dominique FaussetMúsica: François N'Gwa, Emile Mepango, Nzinga, Ella Okoue, Annie Flore Batchiellilys Produção: C.E.N.A.C.I (Gabão), Direct et différé (França) Com a participação de: Agence Intergouvernementale de la Francophonie.
Imunga Ivanga nasceu em Libreville em 1967... Mais.

NHA FALA - 4 de Abril, 19h
Preço : 2 euros. VO Português/Francês legendada em Português
2002 - Comédia musical - 90 minutos
Prémio "Citta di Roma" e Prémio "Lanterna Magica", Competição Oficial Festival de Veneza, 2002; Competição Oficial Festival de Cartago, 2002; Prémio Signis e Prémio de Amiens Métropole, Competição Oficial Festival de Amiens, 2002; Competição Oficial, FESPACO, 2003.

Em Cabo Verde, tudo se faz a cantar : casamentos e funerais, encontros e rupturas, eleições e inaugurações. Só Vita é que não tem o direito de cantar, porque existe na sua família, uma lenda ancestral que promete a morte à mulher que tentar fazê-lo. Em Paris, Vita conhece um jovem músico, Pierre, e apaixona-se por ele. De tanta felicidade, começa a cantarolar algumas notas. Tem uma voz magnífica. Pierre, subjugado, convence-a a gravar um disco. Mas Vita fica apavorada com a ideia de ter contrariado a maldição. Decide então voltar para casa, confessar o que fez à sua mãe e enfrentar o jugo da tradição. Realização: Flora Gomes Argumento: Flora Gomes, Franck Moisnard Com: Fatou N'Diaye, Angelo Torres, Jean-Christophe Dollé Fotografia: Edgar Moura Música: Manu Dibango Produção: Fado Filmes (Portugal), Les Films de Mai (França), Samsa Films (Luxemburgo) Com a participação de: Agence Interfouvernementale de la Francophonie.
Nascido em Cadique, na Guiné-Bissau, Flora Gomes ... Mais.

LES SIESTES GRENADINE - 5 de Abril, 19h
Entrada gratuita. VO Árabe legendado em Francês
1990 - Drama. 90 minutos
Selecção oficial, Festival Vues d'Afrique 2000, Festival du cinéma européen de Montpellier 2000 e Festival de Cannes Junior 2001.
Wahid Haydar e a sua filha Soufiya regressam à Tunísia depois de uma longa estadia na África Ocidental. De mãe francesa, da qual está separada há seis anos na sequência de um rapto paterno, a jovem Soufiya chega a Túnis muito impregnada da sua herança africana, o que já não é do agrado do pai que quer fazer dela uma "criança do país". Mas o país mudou muito na sua ausência.
Realização: Mahmoud Ben Mahmoud
Argumento: Mahmoud Ben Mahmoud, Maryse Léon Garcia
Com: Yasmine Bahri, Hicham Rostom, Lubna Azabal
Imagem: Gilberto Azevedo
Produção: Les Films du Fleuve (França), Touza Films (Tunísia), Touza Production (França)

Mahmoud Ben Mahmoud nasceu na Tunísia mas vive hoje em Bruxelas. Tirou um curso na INSAS, a escola belga de cinema. Dedicou-se depois a estudos de História da Arte e de Arqueologia. Estudou também jornalismo na Universidade Livre de Bruxelas. Realizou a primeira longa-metragem Traversées em 1982 após ter participado na escrita de dois filmes : Le Fils d'Amr est mort (Jean-Jacques Andrien) e Kfar Kassien (Borhane Alaouie). O segundo filme Poussière de diamant foi seleccionado durante a Quinzena dos realizadores em Cannes em 1991. Alterna a seguir a escrita de argumentos e a realização de documentários antes de trabalhar na sua terceira longa-metragem, Les siestes grenadine, em 1999. Reconhece-lhe o olhar observador que pôs em prática numa série de documentários, um prazer de filmar os corpos, de vê-los mexer-se, num bailado de cores e luzes específicas da Tunísia. Foi de longe, da Bélgica, que construiu o seu argumento baseado num recuo objectivo, deixando de lado as paixões, para depois o impregnar directamente da atmosfera tunisina. O ponto de partida das Siestes Grenadine « vem de uma vontade de confrontar a sociedade tunisina com o seu Sul, e não com as civilizações do Norte, como é hábito fazer-se. Desejava olhar para a sociedade tunisina com os olhos de alguém que viria do sul do Sahara, sabendo que este país, como o resto do mundo árabe, tem um forte contencioso, ocultado mas real, com os países do sul do Sahara.["] A ideia era organizar o regresso de um pai e da sua filha, a filha tendo origens africanas e europeias. Como é que este casal, de regresso depois de uma longa estadia que se assemelha a um exílio, vai viver este retorno? Qual será o seu olhar sobre a sociedade que o acolhe? Como é que esta sociedade se determina em relação às pessoas que voltam de um alhures que não é codificado " a nível da consciência colectiva " mas cujos pontos de referência permanecem no inconsciente e nos velhos reflexos. A confrontação acontece a vários níveis, em relação à herança magrebina-africana cheia de mal entendidos e de feridas... Trata-se também de olhar para o país de hoje com os olhos de um tunisino que regressa de um longa ausência, e que vai descobrir as mudanças no olhar da sua filha que descobre o « seu » país, um país que só conhece através das descrições fantasiadas ou idealizadas do pai. » - Mahmoud Ben Mahmoud

VIVA LALDJERIE - 10 de Abril, 19h
Preço : 2 euros - VO Francês legendada em Português
2003 - Drama - 113 minutos Argel, Inverno de 2003.
Desde o início das violências terroristas, a mãe, a filha e a prostituta instalaram-se num hotel do centro da cidade. Goucem, a filha, organizou a sua vida, entre o trabalho com um fotógrafo, amante generoso e casado, e os fins-de-semana quentes nas discotecas. Fifi, a fiel amiga, prostitui-se por conta de um poderoso e "simpático" protector. Papicha, a mãe, petisca pizzas em frente à televisão, dividida entre o medo e a saudade da sua celebridade passada de bailarina de cabaré. E apesar da morte as perseguir, insidiosa e insistente, elas dizem-lhe : não!
Realização: Nadir Moknèche
Argumento: Nadir Moknèche
Com: Lubna Azabal, Biyouna, Nadia Kaci
Fotografia: Jean-Claude LarrieuMúsica : Pierre Bastardi
Produção : Sunday Morning Production (France), Needs Prods (Bélgica), Arte France (França)

Nascido em Paris em 1965 de pais argelinos, Nadir Moknèche passa a infância e a adolescência em Argel. Mais...

LE PRIX DU PARDON - 11 de Abril, 19h
Preço : 2 euros - VO Walof legendada em Português
2001 - Drama - 90 minutos
Baseado na obra de Mbissane Ngom
Prémio do Júri, Festival Internacional de Amiens, 2001; Prémio do Júri Jovem, Festival de Friburgo; Prémio da Melhor Música, FESPACO, 2003.

Um espesso nevoeiro caí há vários dias numa pequena aldeia da costa sul do Senegal, impedindo as pirogas de se fazerem ao mar. O velho marabu da aldeia está a morrer e não pode oficiar. O filho de 20 anos, Mbanik, tem de desafiar os espíritos no seu lugar. Quando o nevoeiro desaparece, o jovem Mbanik ganha o reconhecimento dos aldeãos e conquista cada vez mais o coração de Maxoye, uma rapariga da aldeia. Mas estas vitórias atiçam os ciúmes de Yatma, o seu amigo de infância.
Realização : Mansour Sora Wade
Argumento : Mansour Sora Wade, Momar Nar Sene
Com : Hubert Koundé, Rokhaya Niang, Gora Seck
Imagem : Pierre-Olivier Larrieu
Música : Wasis Diop, Loy Ehrlich
Produção : Les Films du Safran (França), Kaany Productions (Senegal)

Mansour Sora Wade...

Enviado por email.

Sem comentários: