sábado, março 18, 2006

(Lisboa) Ciclo de Cinema Sonhos e Visões

RELEMBRAR - já começou!
15 de Março a 1 de Abril
21h - Entrada Livre
Faculdade de CIências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

O Núcleo de Programação Cinematográfica, no seguimento do trabalho de produção elaborado nos últimos três anos nos ciclos de cinema Buster Keaton, Yasujiro Ozu e Westerns de John Ford, irá realizar este ano o Ciclo de Cinema Sonhos e Visões.

Esta quarta edição de ciclo em formato de cine-clube pretende dar continuidade a um espaço de discussão e de debate com personalidades conceituadas da cinematografia nacional assim como especialistas oriundos das mais diversas áreas da cognição como a psicologia e a filosofia.

Pretende-se também editar mais um número do Catálogo de Programação Cinematográfica contendo ensaios e sinopses de alunos, e das personalidades que irão apresentar as sessões.Este ciclo rompe com a lógica de programação de cinema de autor, abordando agora critérios específicos que conjugam diversos filmes à volta da temática do sonho e da visão, como móbil preponderante da evolução da história do cinema.

Este novo molde tem como objectivo alargar o âmbito do ciclo, enriquecendo-o cada vez mais, e tentando assim realizar o nosso objectivo, a divulgação da sétima arte e a discussão aberta da sua própria essência.

A temática abordada este ano é a dos sonhos e visões. Desde os seus primórdios que o cinema é associado aos sonhos. Nesse sentido, pretendemos explorar neste ciclo a ideia de que o cinema os fabrica ou nos permite experiênciá-los ao mesmo tempo que é composto, nos espaços ou realidades que exibe, por partes integrantes de sonhos, os do cineasta mas também os do próprio espectador.

Foram seleccionados vinte e três filmes de épocas, escolas e realizadores de nacionalidades diferentes para um ciclo que irá ocorrer durante a Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa de 15 de Março a 1 de Abril na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e que será de acesso livre ao público em geral.

texto e imagem de: http://nucleodeprogramacaocinematografica.blogspot.com

Mais informações e consulta de programa através do link acima.

1 comentário:

Anónimo disse...

É de louvar iniciativas deste tipo. Lá estarei sempre que puder.
Parabéns