segunda-feira, dezembro 03, 2007

(Lisboa) Mostra de Cinema Japonês

3 a 8 de Dezembro, 18h30 e 21h30
Culturgest
Pequeno Auditório
Edificio Sede da Caixa Geral de Depósitos
Tel.: 21 790 51 55

Compreender o cinema Japonês implica novas e constantes leituras. Esta edição do Nippon Koma apresenta, mais uma vez, uma programação múltipla e heterogénea, plena de momentos de exploração e interrogação.

Na secção documental destaca-se "Yokohama Mary", um esforço de investigação sobre uma excêntrica personagem das ruas de Yokohama; "Rokkasho Rhapsody", um trabalho de recolha das condições de recepção e reacção a uma nova estação de tratamento de resíduos nucleares; "Minamata – The victims and their world", o primeiro documentário sobre a catástrofe produzida pelo derrame de mercúrio no mar de Shiranui; e "Cinema is about documenting lives: the life and works of Noriaki Tsuchimoto", um tributo a uma das figuras centrais do cinema documental Japonês, realizador da série Minamata e de inúmeros outros documentários.

A tentativa de compreensão estaria certamente limitada sem o encontro com o mais recente cinema de animação. Por entre os trabalhos propostos destacam-se os de Kurosaka Keita bem como de Awazu Jun e Shinkai Makoto, respectivamente um dos expoentes máximos e duas das suas mais jovens promessas; e Tokyo Loop, uma antologia comemorativa dos 100 anos da animação que reúne tributos aos mais talentosos veteranos e jovens animadores do Japão.

Preço: 2 Euros

Programação e outras informações em:

Sem comentários: