quinta-feira, junho 07, 2007

(Coimbra, Porto e Lisboa) Mostra de Cinema Romeno

Coimbra - 6 a 9 Junho - Teatro Gil Vicente
Porto - 12 a 15 Junho - Cinema Passos Manuel
Lisboa - 21 a 24 Junho - Cinema Quarteto

Organizada pelo Instituto Cultural Romeno de Lisboa, a mostra apresentará filmes de Longa e Curta-metragem, bem como documentários realizados por cineastas contemporâneos romenos.

Este evento pretende chamar a atenção para uma cinematografia em pleno renascimento. Após atravessar uma crise nos anos oitenta, o cinema romeno ressurgiu em 1990 com o advento de realizadores como Radu Mihaileanu, Nicolae Cranfil ou Titus Munteanu.

Os doze filmes propostos, anteriormente premiados em vários festivais internacionais, têm em comum o facto de por intermédio da ficção ou do documentário, explorarem as mudanças da sociedade romena.

"A morte do Sr. Lazarescu", "Foi ou não foi", "Como é que passei o fim do mundo" e "Tráfego", são algumas das obras que marcarão presença nesta reunião do melhor da cinematografia romena actual.

Mais informações em:

1 comentário:

Cléber Eduardo disse...

Escrevo do Brasil com o interesse, imediato, de saber se há informações, e possibilidade de as enviarem para mim, sobre a situação do mercado e dos mecanismos de produção no cinema romeno desde 2000. Grato, Cléber Eduardo