segunda-feira, maio 21, 2007

(Lisboa) Projecções e debates


Segundas-feiras 14, 21 e 28 de Maio
INSTITUT FRANCO-PORTUGAIS
Av. Luís Bívar, 91, Lisboa

Fernando Paulouro Neves, jornalista e director do Jornal do Fundão apresentará hoje, no Instituto Franco-Português, o filme de João Canijo "Ganhar a vida" (19h00)e o "O Salto" de Christian de Chalonge (22h00), animando o debate que se seguirá.

"Ganhar a vida", LM, ficção, de João Canijo, drama, 2001, 115 min.
Com Rita Blanco, Adriano Luz, Teresa Madruga, Alda Gomes, Olivier Leite, Luís Rego.
Competição oficial "Un certain regard", Festival de Cannes, 2001.
Numa noite de Inverno, num bairro dos arredores de Paris, Álvaro, um adolescente, morre. Terá sido vítima de erro policial, num confronto entre jovens e forças da autoridade que acabou mal. Cidália, a mãe de Álvaro, decide então travar um combate: quebrar a lei do silêncio na sua comunidade. A dos portugueses radicados em França, uma irmandade bastante discreta, que não está habituada a que falem nela.

"O Salto", LM, ficção, de Christian de Chalonge, drama, 1967, 88 min.
Não conseguindo suportar mais a miséria que grassa no seu país, António, um marceneiro português, decide, à semelhança de muitos dos seus compatriotas, tentar a sua sorte no estrangeiro. Vivamente incentivado pela carta que recebeu de Paris do seu amigo Carlos, decide deixar Portugal, em plena guerra colonial, e ir trabalhar para França. Um filme emblemático e político, realizado antes do 25 de Abril.

Informações em:
http://www.ifp-lisboa.com/

Sem comentários: