segunda-feira, junho 16, 2008

(Lisboa) Ciclo de Cinema Italiano: A Prova do Real


16 a 28 de Junho

Torre B
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa


Entrada livre

No seguimento do trabalho de produção elaborado nos últimos cinco anos nos ciclos de cinema Buster Keaton, Yasujiro Ozu, Westerns de John Ford, Sonhos e Visões e Os Filmes da Nossa Casa, o Núcleo de Programação Cinematográfica e a Mediateca da FCSH apresentam este ano o Ciclo de Cinema Italiano: A Prova do Real.

Nele se reúnem alguns dos momentos essenciais que marcaram, desde o pós-guerra, o confronto do cinema com a realidade, passada a época de ouro dos estúdios americanos e desfeitas as ilusões humanistas da primeira metade do século XX.

De Visconti a Rossellini, de Fellini a Antonioni, este «cinema do encontro», como lhe chamou Cesare Zavattini, assumiu múltiplas formas e materializou-se em vocabulários formais e dramáticos muito distintos. Apesar disso, porém, permanece constante o que André Bazin designou pelo “primado da representação” sobre as leis e regras da dramaturgia clássica, o que muito bem fica expresso pelo antagonismo entre os dois filmes de abertura deste programa: Obsessão, de Luchino Visconti e The Postman Always Rings Twice, de Tay Garnett, ambos adaptados do mesmo romance de James M. Cain, sendo o primeiro percursor “autorizado” do neo-realismo italiano e o segundo exemplo típico das convenções do estúdio e da sua respectiva dramaturgia.


Programação do "Ciclo de Cinema Italiano: A Prova do Real" no site do Núcleo de Programação Cinematográfica

Sem comentários: