sábado, janeiro 19, 2008

(Lisboa) Cinema francês ciclo "Vivre Ensemble"

2as-feiras de cinema, 21h00
Instituo Franco-Português

Ciclo «Vivre ensemble!»: uma selecção de cinco filmes recentes sobre o tema da integração. São cinco olhares sobre esta questão, na França de hoje, em toda a sua diversidade que o IFP propõe neste começo de ano … entrada gratuita.

Dia 21 Janeiro «Quand tu descendras du ciel» de Eric Guirado (2001), duracão: 1h35
Com: Benoît Giros, Serge Riaboukine, Jean-François Gallotte, Anne Goesens, Valérie Moreau...

Fim de Novembro. Jérome, que mantêm com dificuldade a exploração agrícola de família, deixa a sua mãe e o campo para procurar emprego na cidade. Ele acaba por encontrar um nos serviços técnicos da Câmara Municipal: ajuda Lucien, de 40 anos, empregado municipal, a colocar os efeitos luminosos para as festas de fim de Ano.
Mas, a municipalidade vai, dentro em breve, aplicar umas resoluções contra a mendicidade e Jérôme descobre que La Chigole, um mendigo com quem travou amizade, vai ser atingido por elas.

“Esta realidade social, é abordada pelo realizador com uma simplicidade corajosa os acontecimentos não são vistos nem pelo lado dos oprimidos, nem pelo lado das associações que os podem ajudar… mas sim através da carrinha da Câmara encarregada da execução da limpeza…”
Aden – Philippe Piazzo

Próximas sessões:
28/01/08 às 21h00: «Wesh, wesh, qu’est ce qui se passe?» de Rabeh Ameur Zaïmeshe (2001), duracão : 1h23Com : Rabah Ameur-Zaïmesche, Ahmed Hammoudi, Mambi Keita, Brahim Ameur-Zaïmeche...

04/02/08 às 21h00: «Voisins, Voisines» de Malik Chibane (2004), duracão: 1h20.Com : Frédéric Diefenthal, Anémone, Jackie Berroyer, Fellag, Gwendoline Hamon, Insa Sané...

Mais informações em:

Sem comentários: