quarta-feira, novembro 14, 2007

(Lisboa) Ciclo Retrospectiva Russa

15 Novembro, 21h30

A Restart recebe uma Mostra de Animação de Retrospectiva Russa, num prolongamento à homenagem ao cinema de animação russo, realizada na última edição da Monstra - Festival de Animação de Lisboa

ALINHAMENTO (aprox. 68m.)
The Mermaid
Alexander Petrov, 1996, 10’, pintura a óleo sobre vidro
Alexander Petrov é um dos grandes mestres de animação russa da actualidade, premiado um pouco por todo o mundo. Em 1999 é galardoado com o Óscar de Melhor Animação e o Grand Prix de Annecy, com o seu filme «O Velho e o Mar». The Mermaid é um envolvente conto sobre um monge e o seu noviço, que vivem à beira do mar. À medida que a estória se desenrola, ficamos a saber que o monge, muitos anos antes, traíra a sua noiva e que esta se suicidara. Este filme foi premiado em 1997 no Festival Cinanima de Espinho.

Man In The Frame
Fyodor Khytruc, 1966, 9’48’’; desenho e recortes
F. Khytruc é o mais importante e influente autor de animação russo, dos que fizeram carreira na Rússia. A sua carreira teve sempre grande notoriedade internacional, alternando entre deliciosos filmes infantis (Vinnie The Pooh) e outros com contornos de crítica social. Man in The Frame é um filme irónico de forte crítica à burocracia e aos carreiristas. Neste filme assistimos à evolução de um funcionário, dedicado de corpo e alma à ascensão na carreira.

Insectos
Michael Aldashin, 2002, 10’; desenho, 2D digital
Filme de humor, que relata as graças e desgraças dos insectos que nos rodeiam. Aldashin é um dos mais talentosos realizadores russos da actualidade, largamente premiado internacionalmente.

Conto dos contos
Youry Norstein, 1978, 30’; recortes, desenho
Poema visual sobre a eternidade, repleto de associações poéticas. Este filme, de pura contemplação, foi considerado por duas vezes, por um painel internacional de especialistas, em 1984 e 2002, como o Melhor Filme de Animação de Todos os Tempos.

Au Bout du Monde
Konstantin Bronzit, 1998, 8’; desenho
É um dos mais celebrados e premiados realizadores russos da actualidade. Este filme foi realizado pelo estúdio francês Folimage e conquistou dezenas de prémios internacionais. Au Bout du Monde narra os eventos de uma casa situada no cume de uma montanha, que oscila consoante os movimentos dos seus habitantes, tanto pessoas como animais.

A sessão será apresentada pela organização do Festival Monstra.

Entrada Livre

Mais informações em:

Sem comentários: