domingo, agosto 12, 2007

Primeiro gratuito de Trás-os-Montes

"Ainda este mês, deverá ser lançado o primeiro jornal de distribuição gratuita na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Trata-se de "Raia Rural", uma edição bilingue, em língua portuguesa e espanhola, que se caracteriza por ser um projecto transfronteiriço, que abrange cinco concelhos do sul do distrito de Bragança, nomeadamente Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Almeida, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.
A distribuição será também feita do outro lado da fronteira, nas regiões espanholas próximas das localidades portuguesas.
A publicação mensal vai pautar-se por uma "postura interventiva, mas sempre com o objectivo de promover as potencialidades turísticas da região, bem como a vontade de promover a formação dos residentes na zona raiana, em ambas as línguas ", explicou Carlos Pantas, um dos promotores do projecto pioneiro. "

Fonte: JN

Observações:
Parece-me inteligente lançar um projecto fronteiriço que, em vez de afastar, aproxime os povos dos dois países. Porque afinal somos dois países diferente mas quem mora perto das fronteiras tem bastante em comum, que seja português ou espanhol.
E é uma maneira de cidades e vilas mais pequenas conseguirem que os seus projectos continuem: alargando o seu público alvo.

Sem comentários: