quinta-feira, agosto 24, 2006

(Lisboa) FALAR DE IMAGENS

Local: Livraria Almedina, Atrium Saldanha, Saldanha, Lisboa
Sempre às 19h

É um diálogo com criadores e utilizadores de imagens. Os modos de estas serem fabricadas, os contextos em que nascem e são divulgadas, as utilizações que delas fazemos serão alguns aspectos desta reflexão. A sua leitura será também proposta com exemplo concretos sempre que possível. As imagens estão por todo o lado. A reflexão deve ser sua companheira.
Organização: José Carlos Abrantes e Livraria Almedina


Dia 7 de Setembro, 5a feira
FALAR DE IMAGENS: Os arquivos de televisão e de cinema. Qual o estado dos arquivos de imagem, sobretudo os de televisão e de cinema? Os cidadãos que querem consultar imagens como podem aceder aos arquivos? Que semelhanças e diferenças existem com os livros e o acesso público nas bibliotecas? Que obstáculos há que ultrapassar para proporcionar maior acessibilidade e uso das imagens?
Com: Ana Machado, jornalista, Estrela Serrano, investigadora e membro da ERC, Fernando Alexandre, director do Arquivo da RTP e Susana Sousa Dias, realizadora

Dia 17 de Outubro, 3a feira, 19h
FALAR DE IMAGENS: Fabricar o Olhar. “Como podemos – ainda – acreditar nas imagens? Como podemos considerá-las testemunhas absolutas se temos por evidente que a imagem não é a coisa, o mapa não é o território?”
Com Monique Sicard que apresentará o livro A Fábrica do Olhar, primeiro livro de uma colecção sobre Imagem, das Edições 70.

Dia 16 de Novembro, 5a feira
FALAR DE IMAGENS: Direito à imagem. O que está consagrado na lei portuguesa sobre as imagens? Teremos direito e possibilidade de nos opormos a que outros nos transformem em imagens? Em que condições temos o direito de registar e difundir as imagens do que ocorre na nossa proximidade?
Com Adriano Miranda, fotojornalista, Francisco Teixeira da Mota, advogado. Depoimento de Pedro Ornelas, jornalista.

Dia 5 de Dezembro de 2006
FALAR DE IMAGENS: Comprar imagens de televisão. Como se compram, no mercado internacional, as imagens da nossa televisão? A televisão também tem Pai Natal? Compra-se o melhor, o que faz mais audiências ou o que é o mais barato? Que critérios nos fazem ver o que vemos?
Com José Navarro, director de programas estrangeiros da SIC, Margarida Vitória Pereira, TVI e Teresa Paixão, RTP

Sem comentários: