quarta-feira, maio 31, 2006

(Lisboa) CICLO FILMES DE CULTO

JEAN COCTEAU
Segunda-feira, 5 de Junho às 19h00 no auditório do Instituto Franco-Português
Morada: Avenida Luís Bívar, 91 / 1050-143 Lisboa
Tel: (+351) 21 311 14 00
Email: infos@ifp-lisboa.com

Jean Cocteau, Autoportrait d'un inconnu , documentário de de Edgardo Cozarinski, 1983 - 68m - VOF legendada em português
Jean Cocteau, narrador inesgotável, encenador dos mistérios que fingimos organizar, conta a sua infância; os encontros com Stravinsky, Satie, Diaghilev e sobretudo Picasso, que lhe ensinou a «correr mais rápido do que a beleza»; os escândalos de Sacre, de Parade ou de Mariés de la Tour Eiffel.
Seguido de LE SANG D'UN POÈTE (1930)Fantástico, 49 minutos, P&B.
No seu ateliê, um artista esculpe uma estátua. De repente, esta anima-se e ordena ao seu criador que mergulhe num espelho. Ele transportado por um corredor de um hotel e uma sala de fumo de ópio antes de conhecer uma mulher estranha. De regresso ao seu ateliê, é por sua vez transformado em estátua, depois de ter destruído a sua criação.Este filme mostra o talento de um Cocteau poeta e mágico, criador de imagens oníricas.
Realização: Jean Cocteau
Argumento: Jean Cocteau
Com: Lee Miller, Enrique Rivero, Pauline Carton, Odette Talazac
Imagem: Georges Perinal
Música: Georges Auric
Produção: Visconde de Noailles
Língua do filme: Francês legendado em português

Mais informações em:
http://mail.sapo.pt/services/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.ifp-lisboa.com

sábado, maio 27, 2006

(Faro) II Encontro Nacional de Rádios Universitárias

O II Encontro terá lugar na Escola Superior de Tecnologia da UALG, no próximo dia 31 de Maio.
Campus da Penha, Faro

O curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve, em parceria com a RUAFM (Rádio Universitária do Algarve) está a organizar um novo encontro de rádios para discutir o panorama, características e desafios das rádios universitárias no nosso país. A organização avança como principal objectivo, «traçar o perfil das rádios universitárias do país, a partir de uma análise comparativa de conteúdos e formatos de cada uma e debater pontos como o estatuto actual das rádios universitárias no panorama radiofónico nacional e a sua especificidade enquanto meios de comunicação laboratório».

Estão confirmadas as presenças de representantes da Universidade FM, Rádio Universidade de Coimbra, Rádio Universitária do Minho e Rádio Zero, do Instituto Superior Técnico.

fonte: http://netfm.blogspot.com/

sexta-feira, maio 26, 2006

(Lisboa) Alkantara Festival

De 2 a 18 de Junho

Quatro anos depois do último festival danças na cidade, Lisboa volta a ser palco de um grande evento internacional de artes performativas. «Al kantara» significa «a ponte» em árabe e sublinha a nossa ambição de construir pontes: entre pessoas, culturas, linguagens artísticas.
alkantara festival apresenta 34 espectáculos diferentes de artistas e companhias vindos da Bélgica, Brasil, França, Líbano, Grã-Bretanha, Moçambique, Tailândia, Itália, Turquia, Egipto, Alemanha, República Checa, Espanha, Japão e Portugal.
O festival junta nomes de referência da criação contemporânea com criadores igualmente interessantes mas menos conhecidos – muitas vezes apenas por serem de lugares considerados «periféricos».
A criação nacional continua a ser uma apostas forte, através de várias encomendas e do projecto Encontros 2005-2006.alkantara festival espalha-se pela cidade inteira.
O momento mais festivo é, sem dúvida, o percurso Encontros Imediatos: 16 projectos seleccionados por um júri são apresentados em jardins, palácios, galerias, museus, associações e clubes desportivos, desenhando um percurso cultural inesperado.

Em Junho, alkantara constrói em Lisboa as suas pontes. Convidamos o público a atravessá-las connosco…

Texto from site

Mais informações e programa em:
http://www.alkantarafestival.pt/

quarta-feira, maio 24, 2006

CONCURSO para participação na IX Mostra Internacional UNION FENOSA

O Museu de Arte Contemporânea UNION FENOSA (MACUF) da Corunha, Espanha, lança um convite aos artistas para participarem na IX Mostra Internacional que o museu está a programar para os meses de Julho, Agosto e Setembro. As propostas deverão ser apresentadas até 2 de Junho de 2006.

Serão admitidos a concurso trabalhos de pintura, fotografia, escultura e audiovisual de todas as tendências ou correntes estéticas, independentemente da técnica que utilizem.
As obras deverão ajustar-se às seguintes dimensões e características: no caso da Pintura ou Fotografia: o tamanho das obras não poderá exceder a medida de 200 x 200 cm. Devem apresentar-se sobre um cartão pluma ou montadas num suporte rígido, sem emoldurar, ou em qualquer caso, com uma banda estreita ou bocel de madeira ou metálico, de largura não superior a 2 cm. Não serão admitidas obras realizadas sobre materiais perigosos nem protegidas com vidro. No caso da Escultura: as suas dimensões não poderão exceder aquelas que caberiam dentro de um cubo imaginário de 150 cm de lado. No caso de obras em formato audiovisual, deverão ser incluídas indicações técnicas precisas sobre a correcta forma de as exibir. As obras deverão ser apresentadas sob o sistema de envelope lacrado, exibindo no exterior o pseudónimo do autor.
A candidatura deverá incluir os seguintes dados: nome e apelidos do autor; fotografia pessoal do autor; fotocópia de um documento de identidade (B.I.) ou passaporte; morada, telefone e endereço electrónico; documento de aceitação das bases do certame; breve currículo artístico; indicação expressa do nome artístico ou pseudónimo com o qual o artista deseja figurar no catálogo; ficha técnica da obra; uma fotografia da obra em CD com qualidade bastante para a sua reprodução (300 PPP e cópia em baixa resolução JPEG).

Os originais, que terão de ser inéditos, deverão ser enviados ou apresentados devidamente identificados nas instalações do Museu de Arte Contemporânea UNION FENOSA (Av da. de Arteixo, 171 – 15007 – A Coruña) até 2 de Junho de 2006 (de segundaa quinta-feira, das 9h30 às 13h30 e das 16h00 às 18h00 horas, e à sexta-feira, das 9h30 às 13h30).

O júri da IX Mostra Internacional UNION FENOSA será constituído por personalidades de reconhecido prestígio internacional no mundo da arte e da cultura. Os seus nomes serão tornados públicos até ao final do mês de Maio. O júri vai efectuar uma selecção das obras apresentadas, as quais farão parte de uma exposição que decorrerá durante os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2006 no MACUF. As obras que integram esta exposição serão reunidas num livro-catálogo assim como no site do Museu de Arte Contemporáneo UNION FENOSA (MACUF).
Serão concedidos três prémios:
15.000 Euros para o primeiro prémio;
9.000 Euros para o segundo prémio
6.000 Euros para o terceiro prémio.

Mais informação:
Museu de Arte Contemporânea UNION FENOSA:
Teléfone: +34 981 178 754 / +34 981 911 476 / 695 219 363
E-mail: macuf@unionfenosa.com

(Madrid) O Festival Português – Festival Internacional de Artes e Cultura Portuguesa

Um conjunto de artistas portugueses, que trabalham na área do vídeo, são a grande aposta da 5ª edição do Festival Português, que este ano se realiza em vários locais na cidade de Madrid entre 2 de Junho e 23 de Julho.

O Festival Português – Festival Internacional de Artes e Cultura Portuguesa, depois de duas edições em Londres, uma edição em Barcelona e outra Paris, elege a cidade de Madrid para anfitriã deste evento itinerante que pretende divulgar a criação artística contemporânea nacional.
A programação central do evento é uma mostra intitulada “Momentos da vídeo-arte portuguesa contemporânea”, dividida entre o Centro Cultural Conde Duque e La Casa Encendida, reunindo nomes como Catarina Campino, Cristina Mateus, Francisco Queirós, Nuno Cera ou Pedro Cabral Santo. Esta mostra está inserida na Photo España, subordinada ao tema “Natureza”.

Está também prevista uma programação de vídeo, organizada pela editora Variz, que reúne 16 trabalhos de diversas áreas da criação como sejam a música, a fotografia, o cinema ou trabalhos multimédia de artistas como Migso, António Caramelo, Pedro Barateiro entre outros.
Na área do cinema estão representadas as realizadores Teresa Villaverde e Manuela Viegas e no documentário Susana de Sousa Dias e Miguel Clara de Vasconcelos.

Em paralelo está ainda agendada uma mostra de vinho e gastronomia portuguesas.

O Festival Português é uma iniciativa da associação Número - Arte e Cultura.

Mais informação:
Rua da Guiné 2, r/c dto1170-173 Lisboa
Tel. +351 21 813 00 09 Fax. +351 21 812 22 16
festival@portuguesefestival.com
www.portuguesefestival.com

fonte: Instituto das Artes

(Lisboa) CICLO FILMES DE CULTO no INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

Até 6 de JUNHO
Entrada: 2 euros

Continua no INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS o CICLO FILMES DE CULTO. Os próximos filmes têm a assinatura de ÉRIC ROHMER e são exibidos dias 29, 30 e 31 de MAIO e 1 de JUNHO, sempre às 19h00.
Trata-se dos quatro Contos do realizador: Conto de Outono, Conto de Inverno, Conto da Primavera e Conto de Verão. O Ciclo termina com JEAN COCTEAU. Dois filmes da sua autoria: Le Sang d'un poète, Le Testament d'Orphée e um documentário sobre Cocteau realizado por Edgardo Cozarinski.

Mais informações em:
www.ifp-lisboa.com

Contactos:
Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa
Tel. 213 111 400

(Lisboa) Livro "ECRÃS EM MUDANÇA"

Lançamento no dia 6 de Junho, às 18h 30, na Feira do Livro, em Lisboa.

O livro será apresentado por:
- José Manuel Paquete de Oliveira, provedor da RTP
- Tânia Morais Soares, investigadora do ISCTE e do Centro de Investigação Media e Democracia (CIMED)
- Maria Emília Brederode Santos, directora da revista Noesis

O livro “Ecrãs em mudança” reúne contribuições sobre as relações da televisão e da internet com os seus públicos, sobretudo os jovens. A interacção entre os públicos e tais tecnologias faz-se, sobretudo, a partir dos ecrãs, face aos quais nos entregamos, quotidianamente, mais ou menos tempo, na nossa actividade profissional e de lazer. Tais ecrãs estão em mudança pois, quer uns quer outros, sofrem transformações constantes nos conteúdos, nos dispositivos, nos públicos, nas tecnologias que os fazem estar presentes nas sociedades modernas.
Este livro dá uma contribuição para entender melhor as relações entre os ecrãs e os públicos, facto maior das sociedades contemporâneas.

Textos de Jacques Piette/Universidade de Sherbrooke, Dominique Pasquier/École des Hautes Études en Sciences Sociales, Jacques Gonnet/Université de Paris III, Eduardo Marçal Grilo/Fundação Calouste Gulbenkian, Serge Tisseron/Université paris VII, Geneviève Guicheney/France Télévisions.

Abrantes, José Carlos, (Organização), Ecrãs em mudança, Livros Horizonte/CIMJ, Lisboa, 2006

terça-feira, maio 23, 2006

(Lisboa e Porto) Filme : NATUREZA MORTA

A Kintop e a Atalanta Filmes têm o prazer de anunciar a estreia do filme NATUREZA MORTA de Susana de Sousa Dias, galardoado com o prémio Atalanta Filmes para Melhor Documentário Português no DocLisboa 2005, no cinema KING (Lisboa) e no Teatro do Campo Alegre (Porto) dia 25 de Maio de 2006.

Trata-se de um filme sobre a época de Estado Novo que propõe um novo olhar e uma releitura das imagens captadas durante os 48 anos da ditadura portuguesa, muitas das quais inéditas: actualidades, reportagens de guerra, documentários de propaganda e fotografias de prisioneiros políticos.

NATUREZA MORTA é uma obra que, através de imagens de arquivo inéditas e sem recorrer a palavras, revela a experiência de viver sob a mais longa ditadura europeia do século XX. Pioneiro em Portugal na forma e no conteúdo, NATUREZA MORTA constitui uma excelente base para organizar debates no ensino universitário, nomeadamente nas áreas de História, Filosofia, Ciências Políticas, Sociologia, Artes Visuais, Música, Novas Tecnologias.

O horário das sessões é o seguinte: 11h00 (apenas mediante marcação), 19h00 e 22h00; algumas das sessões das 19h00 serão seguidas de debates cujos temas e intervenientes serão divulgados brevemente.

Grupos organizados com mais de 10 elementos poderão beneficiar de um desconto através de reserva.
Para mais informações contacte: Elsa Sertório ou Ana Almeida; Tel: 21 354 19 58; Tlm: 96 315 49 17; Fax: 21 354 19 58; email: kintop@mail.telepac.pt.

From: Kintop

(Lisboa) Natureza Morta, um documentário sobre o Estado Novo - Painel de Debates

A seguir à sessão das 19h00.
Cinema King.

Programa:
Domingo, 28 de Maio
HISTÓRIA E MEMÓRIA
- Fernando Rosas (Historiador)
- António Costa Pinto (Historiador)
- Susana de Sousa Dias (Realizadora)

Quarta-feira, 31 de Maio
A IGREJA E O ESTADO NOVO
- Paula Borges(Historiadora)
- António Matos Ferreira (Historiador)
- Susana de Sousa Dias (Realizadora)

Domingo, 4 de Junho
ARTE E CINEMA: REINVENÇÃO DO ARQUIVO
- António Reis (Historiador)
- João Mário Grilo (Realizador)
- Susana de Sousa Dias (Realizadora)

Quarta-feira, 7 de Junho
A PIDE E A RESISTÊNCIA AO ESTADO NOVO
- Irene Pimentel (Historiadora)
- Urbano Tavares Rodrigues (Escritor)
- Domingos Abrantes (Antigo preso político)
- Susana de Sousa Dias (Realizadora)

(Lisboa) Seminário da Associação Portuguesa de Radiodifusão

Encontra-se agendado para o próximo dia 1 de Junho o Seminário da APR subordinado ao tema "A Rádio de Proximidade e o Desenvolvimento Regional".

Este Seminário destina-se a todos os operadores, profissionais e interessados no sector e irá decorrer em Lisboa, no Auditório do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, encontrando-se o seu início agendado para as 15h00.

Oradores:
- Dr. Feliciano Barreiras Duarte, Ex-Secretário de Estado e actual Deputado do PSD;
- Dr. Pedro Braumann, Professor na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e Director da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, SA.

Tendo por objectivo permitir uma discussão aprofundada desta temática, esta constitui uma oportunidade para analisar e debater uma matéria de interesse fundamental para os profissionais do sector, nomeadamente no que respeita aos cargos de chefia e direcção, uma vez que o que se pretende é fazer uma análise cuidada da importância da Rádio de Proximidade para o desenvolvimento local e regional.

Mais informações em:
http://www.apradiodifusao.pt/destaque.php?id=95

segunda-feira, maio 22, 2006

(Lisboa) Os media, os jornalistas e a informação e educação para o desenvolvimento

O CENJOR, em parceria com a Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura (CIC), vai promover no próximo dia 24 de Maio, entre as 09:30 e as 18:00, em Lisboa, uma conferência internacional sobre o tema, destinada a jornalistas e outros profissionais dos media e aberta a outros profissionais interessados na temática.

Porquê falar da informação e educação para o desenvolvimento? Porque é um tema demasiado ausente nos meios de comunicação. Porque são questões que as agendas tendem a desvalorizar perante outras. Porque é necessário saber mais sobre estes temas para os melhor tratar jornalística e mediaticamente.

São questões que não se esgotam no chamado diálogo Norte-Sul. Em Portugal, entre outras, a multiculturalidade deixa larga margem para análise e debate. E como abordar temas de desenvolvimento sem saber como se faz cooperação, quem a financia, como se controla?
Há um défice informativo entre a tragédia e a "boa" notícia. E esta, muitas vezes, é um desenvolvimento de aparência pequena mas grande como a esperança.

Para participação, agradece-se a subscrição do formulário de inscrição on-line disponível em www.cenjor.pt ou o envio de um e-mail com nome completo, data de nascimento, morada, nº BI - data de emissão - arquivo, nome do órgão de comunicação social/ instituição e contactos pessoais.

Helena Rodrigues da Silva
Departamento Técnico-Pedagógico
Tel. directo: 218855008; E-mail: hsilva@cenjor.pt
Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas
Rua de Júlio de Andrade, 5, 1150-206 Lisboa
Tel.: 218855000; Fax: 218853355; E-mail: cenjor@cenjor.pt

sexta-feira, maio 19, 2006

(Serpa) DOC'S KINGDOM

Seminário Internacional sobre Cinema Documental
13 a 18 de Junho

2006
Um ponto de vista sobre o mundo é um ponto de vista sobre o cinema.

Presenças já confirmadas
Pierre-Marie Goulet (Portugal-França)
Pedro Costa (Portugal)>>Rahul Roy (Índia)
Frederick Wiseman (EUA)

Um encontro para trocar experiências e ideias sobre o cinema documental.

O que é o Doc's Kingdom?
O Doc's Kingdom é um encontro de reflexão sobre o cinema documental contemporâneo. Inclui a projecção de obras relevantes produzidas nos últimos anos e faculta a oportunidade de contacto directo com os seus autores. Visa uma melhor compreensão dos caminhos do cinema contemporâneo, proporcionando debates colectivos que partem sempre de obras concretas. Favorece o conhecimento de realizadores consagrados e a descoberta de jovens autores em início de carreira.

Para quem?
Os convidados do Doc's Kingdom são realizadores, outros profissionais de cinema e investigadores em áreas variadas. Os participantes no Doc's Kingdom são realizadores, outros profissionais de cinema, investigadores, estudantes de cinema, artes e ciências sociais e público em geral.

Edições anteriores
A primeira edição do Doc's Kingdom realizou-se em Outubro de 2000.
Nas edições anteriores estiveram presentes convidados como Sergei Dvortsevoy, Rithy Panh, Pedro Costa, Avi Mograbi, José Luis Guerín, Catarina Alves Costa, Sato Makoto, Ivo Ferreira, Zhong Hua, Andrijana Stojkovic, Catarina Mourão, Gert de Graaff, Klaus Wildenhahn, Mercedes Alvarez, Victor >Erice, Giuseppe Morandi, Li Yifan, Mohamad Al Roumi, Joaquim Sapinho, entre outros.

INSCRIÇÕES E ALOJAMENTO LIMITADOS

PROGRAMA DEFINITIVO A ANUNCIAR BREVEMENTE

APORDOC - Associação pelo Documentário
Rua dos Bacalhoeiros 125, 4º 1100-068 Lisboa
T/F + 351 21 887 16 39
Emails:docskingdom@sapo.pt
apordoc@sapo.pt

quarta-feira, maio 17, 2006

(Guarda) I Semana da Comunicação


A I Semana da Comunicação decorre na ESEG entre os dias 23 e 25 de Maio e engloba o II Debate de Comunicação e Relações Económicas intitulado “Comunicação = Desenvolvimento?”, e as XII Jornadas de Comunicação subordinadas ao tema “Comunicação e Política”.
Escola Superior de Educação da Guarda.

Programa

(Lisboa) Seminário "A Cultura das Redes"


Estão abertas as inscrições para o Seminário com Lev Manovich, a decorrer nos dias 26 e 27 de Maio, no Centro Cultural de Belém.

Público Geral: 75 euros
Professores e estudantes: 40 euros
Até 22 de Maio

Informações e inscrições: info@cecl.com.pt



Lev Manovich é Professor de Artes Visuais na Universidade da Califórnia e é também Director do Laboratório para Análise Cultural no Instituto de Telecomunicações e Tecnologias da Informação da Califórnia. Tem trabalhado na área dos media como artista, designer, e programador desde 1984. Os seus projectos artísticos foram apresentados em Nova Iorque (Chelsea Art Museum), ZKM, Walker Center, KIASMA, Centro Pompidou e ICA (Londres), entre outros. http://www.manovich.net/

(Lisboa) Encontro Arte e Comunicação

Centro Cultural de Belém relembrar

“Novos Media, Novas Práticas” é o seminário que decorre nos dias 2, 3 e 4 de Junho no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e o projecto Tendência da Cultura das Redes em Portugal, no âmbito do Encontro "Arte e Comunicação".
O seminário, dirigido pela investigadora da Universidade Nova de Lisboa Maria Teresa Cruz, toma como ponto de partida “um conjunto de novos conceitos aos quais estão associados novos saberes, novas competências e novas práticas (...) da ciência à cultura, da produção industrial ao entretenimento: programar e desenhar, interagir e jogar, sintetizar e simular”.
A proposta é reflectir sobre o significado desta dinâmica cultural e perceber se está emergente uma reinvenção do gesto poético.

O seminário organiza-se em torno de 3 painéis, sempre entre as 10 e as 13h.
A participação no seminário custa 100€ (50% desconto para estudantes).

Mais informações

terça-feira, maio 16, 2006

(Lisboa) Conferência "Jornalistas e Literatura nos anos 60 e 70 em Portugal"

18 de Maio
10h - 12h.
Aud.2 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Com:
- Urbano Tavares Rodrigues, "Diário de Lisboa"
- Baptista Bastos, "Diário popular" e "Século"
- Mário Ventura Henriques, "Diário Popular"

Conferência no âmbito da disciplina de Géneros Jornalisticos, inserida num ciclo de conferências a promover pelo departamento de Ciências da Comunicação.

Entrada livre, aberta a todos os interessados

(Almada) Colóquio - A Guerra da Informação na Informação da Guerra

18 de Maio de 2006
Auditório E1 do Campus Universitário de Almada

A temática da guerra em directo através dos media vai estar em debate no próximo dia 18 de Maio no ISEIT - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Campus de Almada do Instituto Piaget).
Organizado pelo Prof. Doutor José Antunes de Sousa, coordenador do Curso de Ciências da Comunicação e Desenvolvimento Intercultural, o presente colóquio "A Guerra da Informação na Informação da Guerra" pretende promover uma reflexão multidisciplinar acerca desta nova realidade - os conflitos armados transmitidos em directo - e através deste identificar alguns contributos deontológicos que possam ajudar a preservar o humano, apesar da desumanidade que a guerra em si mesma constitui. Para além dos docentes do ISEIT, o Prof. Dr. António Fernando Nogueira Dias e o Prof. Dr. José Alves Antunes de Sousa, o evento conta com a participação dos jornalistas Manuel Acácio (TSF) Carlos Raleiras (TSF) e Maria João Ruela (SIC), profissionais com experiência de trabalho em zonas de conflito armado como Timor Leste e o Iraque.

Programa

Destinatários Profissionais e alunos da área das Ciências da Comunicação; professores e público em geral.
Inscrições até 12 de Maio (?)
Preço:Entrada livre para alunos do Piaget
Outras instituições 5€;
Público em geral 10€

Informações: Licínia AlfaiateT. 212 946 254F. 212 946 251lalfaiate@almada.ipiaget.org

(Lisboa) VIII Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia


de 22 a 29 de Maio
Universidade Lusófona de Lisboa

Nesta oitava edição, a semana Internacional do Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, vem mais uma vez promover o debate e a reflexão crítica em torno de algumas das principais áreas de evolução do cinema e do multimédia.
Este ano, o programa é em grande parte dedicado à escrita para produção cinematográfica e multimédia. Contar histórias foi desde sempre um dos aspectos centrais da sétima arte e, apesar do advento e importância cada vez maior das novas tecnologias no contexto da produção cinematográfica, os problemas de dramaturgia e estrutura narrativa continuam a estar no centro da actividade cinematográfica e devem ser um aspecto central da reflexão e formação de todos os interessados nestas áreas.

Programa
Conferências
29 de Maio 17h00
Conferência de Encerramento“New Media Language: Future Cinema Frontiers”Lev Manovich, University of Califórnia, San Diego, Visual Arts Department, USA

Workshops

22 de Maio 10h00 - 18h00
“Técnicas de filmagens em exteriores”Apoio: Emav
22 a 23 de Maio 10h00 - 18h00
“Cenografia Virtual” Filipe Luz, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
23 a 25 de Maio 10h00 - 18h00
Guião em Cinema e TelevisãoCarlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade dos Meios de Comunicação Social, Brasil
24 a 25 de Maio 10h00 - 18h00
“Simulação e realidade virtual” Apoio: Virtools
26 de Maio 10h00 - 18h00
“Motion Capture” Apoio: Vantec
26 a 28 de Maio 10h00 - 18h00
Guionismo Avançado – Advanced ScreenwritingMari Kornhauser, Louisiana State University, English Dep., USA

Seminários
26 de Maio
15h00
Cinema e Dinheiro Edmundo Cordeiro, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Estas e outras informações em:
http://eventos.ulusofona.pt/semanaAudiovisual/

segunda-feira, maio 15, 2006

(Lisboa) Monstra - 5º festival de Animação de Lisboa

Amanhã: abertura oficial da Monstra no Teatro Maria Matos.

Terça, 16 Maio - Teatro Maria Matos
21h45 Retrospectiva Zbigniew Rybczynski
23h00 Concerto de Jazz Nik Phelps e sua banda

Quarta, 17 de Maio - Fórum Lisboa
11h00 e 14h30 Monstrinha
21h30 Retrospectiva Piotr Dumala
23h00 Retrospectiva Jan Lenica
23h45 Best Of Escolas de Animação Europeias

Quinta, 18 - Fórum Lisboa
11h00 e 14h30 Monstrinha
21h30 10 anos Onda Curta
23h30 Best Of Escolas de Animação Polacas

Sexta, 19 - Fórum Lisboa
11h00 e 14h30 Monstrinha
21h30 Retrospectiva Zbigniew Rybczynski II
23h30 Videoclips de Zbigniew Rybczynski
24h00 Concerto de Jazz Nik Phelps e sua banda

Sábado, 20 - Fórum Lisboa
11h00 Sessão para pais e filhos
21h30 Retrospectiva Jerzy Kucia
24h00 Festa de Encerramento Performance Bauhaus Concerto Orquestinha do Terror

Domingo, 21 - Fórum Lisboa
11h00 Sessões para pais e filhos
tel. 218420900
telm. 967209639
fonte: "Metro"

(Covilhã) Jornadas de Comunicação Estratégica

24 de Maio relembrar
Universidade da Beira Interior, anfiteatro 1 da Parada

A comunicação, tanto no âmbito das Relações Públicas como da Publicidade, é por natureza estratégica. Também a inserção dos recém licenciados em comunicação no mercado de trabalho exige, além de sorte, um pensamento estratégico. Estes são os principais pressupostos que levaram à criação da "I Jornada de Comunicação Estratégica"

A organização do evento está a cargo dos alunos finalistas de Comunicação, ramo de publicidade e relações públicas, no âmbito da disciplina de Atelier de RP e Publicidade e conta reunir na UBI diversos profissionais e especialistas em comunicação estratégica.

Cláudia Vau, investigadora na área da responsabilidade social empresarial, Jorge Coelho, da Hill and Knowlton, Herlander Elias, investigador na área da cultura dos media, são alguns dos oradores convidados. Saliente-se também a presença de antigos alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação da UBI, que na mesa de debate denominada "Caminhos profissionais" irão testemunhar e partilhar o seu jovem percurso no mercado de trabalho.

Reflectir sobre a importância da comunicação quando pensada de forma estratégica e global e mostrar uma visão mais real do cenário que espera os recém profissionais são os principais objectivos desta Jornada, especialmente vocacionada para os alunos de Ciências da Comunicação, mas aberta a toda a comunidade ubiana e a todos os interessados pela temática.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.jceubi.blogspot.com, o blog oficial das jornadas.

quarta-feira, maio 10, 2006

(Lisboa e Porto) curso "Gestão, Planeamento e Venda/Compra de Publicidade"

A Ntime, com a colaboração da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e a revista Media XXI promovem o curso "Gestão, Planeamento e Venda/Compra de Publicidade", que irá decorrer em Lisboa e Porto.
O curso está direccionado aos Directores de Marketing e Comunicação, Directores Comerciais, Consultores nas áreas de Comunicação e Marketing, Accounts e Planificadores de Meios, além dos estudantes de marketing e comunicação e outros públicos interessados nesta área.
O objectivo desta iniciativa é permitir a aprendizagem de novas técnicas e ferramentas que promovam uma maior eficácia na área das vendas, para além do aperfeiçoamento dos princípios fundamentais da gestão, planeamento e venda na compra de espaços publicitários.

O evento em Lisboa está agendado para o dia 2 de junho e no Porto a 5 de junho.

Os interessados podem obter mais informações através do telefone: 21 757 3459 e pelo e-mail curso.publicidade@gmail.com

domingo, maio 07, 2006

(Lisboa) Seminário "O Impacto do Alargamento da UE nos Media"

9 de Maio, 14h30
Universidade Autónoma de Lisboa.
Av. Boqueirão dos ferreiros, n.º 11, Lisboa

A nTime (New Team to Innovate the Media and Entertainment), em parceria com a Associação Portuguesa de Imprensa e a Universidade Autónoma de Lisboa, vão apresentar as conclusões de um projecto de investigação, coordenado pelo Mestre Paulo Faustino, apoiado pela Comissão Europeia, sobre os Impactos decorrentes do Alargamento na Indústria de Media em Portugal e na Europa .

14h30 - Abertura
Secretário de Estado dos Assuntos Europeus - Embaixador Fernando Neves

14h45 - 1º Painel: Pespectiva Política e Empresarial
Representante da Comissão Europeia
Florian Nehm - Axel Springer
Isabel Meirelles - Especialista em assuntos europeus
Luís Tomé - Investigador em Relações Internacionais

16h00 - Coffee Break

16h15 - 2º Painel: Impactos em Portugal
João Palmeiro - Associação Portuguesa de Imprensa
Paulo Faustino - Revista Media XXI
Fernando Cascais - Cenjor
Rui Cádima - Universidade Nova de Lisboa

Moderador: Rogério Santos

18h - Encerramento

Participação Livre com confirmação necessária, o mais rápido possível.

Para mais informações ou confirmação:
Tel: 217 573 459
Emails: eventos@apimprensa.pt ou geral@mediaxxi.com

(Lisboa) Cursos Livres de Especialização

Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Abertas as inscrições para vários cursos de especialização:

Front-Office
- Início: Data ainda não definida

Media Training
Início: Maio de 2006
- Dias 16, 17, 30 e 31 de Maio de 2006
17H00/20H30
- Dias 18 de Maio e 01 de Junho de 2006
09H30/13H00 - 14H30/18H00

Plano de Marketing
Início: 9 de Maio de 2006 / 16 de Outubro de 2006
(3.ª e 5.ª feiras – 19H00/22H00)
- De 9 de Maio a 8 de Junho de 2006
- De 17 de Outubro a 21 de Novembro de 2006

Marketing e Vendas em Diferentes Tipos de Mercado – Ex- E-Marketing
Início: Maio de 2006 / Novembro de 2006
(3.ª e 5.ª feiras – 19H00/22H00)
- De 8 de Maio a 7 de Junho de 2006
- Dia 16 de Outubro a 20 de Novembro de 2006

Introdução ao Cinema de Animação
Início: previsto em Outubro 2006

Macromedia Flash
Início: previsto em Outubro 2006

Captação de Imagem e Edição Não Linear de Vídeo
Início: Setembro de 2006
(2.ª e 4.ª feiras – 19H00/22H00)
- De 27 de Setembro a 13 de Dezembro de 2006

Introdução à Comunicação Web
Início: ?

Introdução à Captação e Edição de Vídeo Digital
Início: previsto em Outubro 2006

Ambientes Sonoros / Edição Digital de Áudio

Início: Novembro de 2006: (Terças e Quartas - 19H00 - 22H00)
- De 7/11/2006 a 13/12/2006 e de 9 a 31/ 01/2007

Os conteúdos programáticos de cada curso poderão ser consultados no site em: http://www.escs.ipl.pt, ou solicitados para Rita Sargento, por e-mail: cfe@escs.ipl.pt, telefone 217 119 079, ou fax. 217 162 540.

As inscrições para os cursos a iniciar em Maio, serão feitas até ao dia 30 de Abril e para os restantes cursos até 15 de Setembro e/ou 31 de Outubro.

quarta-feira, maio 03, 2006

(Porto) Corta!

Festival Internacional de curtas metragens do Porto.

11, 12 e 13 de Maio de 2006
workshop de direcção de fotografia_formador - rui poças
10:00-13:00 / 14:30-17:30_casa tait

18, 19 e 20 de Maio de 2006
Mostra de Filmes
Auditório da biblioteca Almeida Garrett, Palácio de Cristal, Porto

Mais informações em:
www.corta.pt

Concurso - Criatividade no combate à Sida

Com o objectivo de contribuir na informação dos cidadãos sobre a infecção VIH/sida, a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida lançou um concurso de criatividade direccionado a estudantes do ensino superior da área das artes audiovisuais e comunicação multimédia
Os participantes podem concorrer com spots publicitários em formato audiovisual com um máximo de 20 segundos e que poderão ser apresentados em três opções: um spot a promover a realização do teste VIH/sida, recorrendo à utilização da mensagem “Só há uma maneira de saber” e do respectivo logotipo, uma promoção à realização do teste VIH/sida durante a gravidez, consoante normas da direcção-geral de saúde e promoção da utilização consistente do preservativo nas relações sexuais.
Os melhores trabalhos serão eleitos sob os critérios de de originalidade, conteúdo da mensagem, eficácia comunicativa e aplicabilidade.
Os vencedores, terão seus trabalhos exibidos em vários meios de comunicação social.

texto de: http://port-folio.blogspot.com/

(Portimão - Algarve) Festival Internacional de cinema do Algarve

De 15 a 20 de Maio

"O Festival Internacional de Cinema do Algarve, é o mais antigo festival de cinema que se realiza anualmente em Portugal e, dirige desde há muito tempo, a sua acção para a promoção e divulgação de filmes de curta-metragem, com uma duração máxima de 30 minutos."

In http://www.algarvefilmfest.com/index.html
onde se encontram mais informações.

(Covilhã) Jornadas de Comunicação Estratégica - Para oradores interessados

24 de Maio de 2006 na Universidade da Beira Interior

Como alunos de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, do ramo de publicidade e relações públicas, é de nosso maior interesse conhecer o lado real do mundo da comunicação. Por esta razão, estamos a organizar, pelo primeiro ano, as Jornadas de Comunicação Estratégica, e gostaríamos de contar com a sua participação.

Estas Jornadas têm como principal objectivo que cada um dos nossos convidados possa mostrar aos alunos do Ramo de Publicidade e Relações Públicas o lado real desta área.
Convidamos os melhores profissionais da área para que nos apresentassem uma estratégia global de comunicação em que tenham participado ou que a agência tenha participado. A necessidade destas Jornadas prende-se com o facto de estarmos realmente bem preparados teoricamente mas necessitarmos do testemunho de quem há muito tempo tem experiência nesta área.
As comunicações serão tanto da parte da manhã como de tarde, e atribuímos a cada orador 30 a 45 minutos para exporem a sua apresentação.
Não há obrigatoriedade de um tema específico, deixamos ao seu critério a escolha da sua intervenção no contexto do tema em geral.

Tanto o alojamento como a alimentação serão assegurados pela Universidade da Beira Interior.

Enviado por email

Inscrições em:
e-mail: jceubi@gmail.com

segunda-feira, maio 01, 2006

(Espanha - Guia de Isora/ Tenerife) I FESTIVAL Y MERCADO INTERNACIONAL DE DOCUMENTALES DEL SUR

Del 22 al 29 de Octubre de 2006
DOCUSUR se celebra del 22 al 29 de Octubre de 2006 en Guía de Isora, Islas Canarias-España.

DOCUSUR
, Festival Internacional de Documentales del Sur, abre la convocatoria para la presentación de películas a la Sección Oficial a Concurso y al Screening de Docusur Market.

El concurso está abierto a la participación de todas las formas audiovisuales de la no ficción (documental de autor, de creación, documental experimental o de ensayo, el cine-diario, el collage, etc) de cualquier duración y realizados con posterioridad al 1 de enero de 2004.
Pueden concurrir al festival profesionales independientes, escuelas, instituciones, televisiones y productoras con obras cuya calidad mínima de realización debe ser el formato DV.
No se admiten películas de ficción, institucionales o publicitarias, ni reportajes o trabajos de naturaleza netamente periodística.
El plazo finaliza el día 31 de agosto de 2006.

Las categorías de participación son:
-Concurso Internacional: dedicado a documentales producidos en América Latina, África y Asia por productores de estas regiones o bien foráneos. Asimismo tienen cabida en el concurso, documentales de cualquier parte del mundo que hayan sido realizados en países de estos continentes o aborden temáticas de estas regiones o sobre relaciones Norte-Sur. La sección oficial a concurso comprende los premios: Mejor Largometraje documental, Mejor cortometraje documental y Mejor Opera Prima, así como premios especiales con una dotación total de 34.000 euros.
-Concurso Nacional: dotado de 4.000 euros al ganador del mejor documental social producido en España.
-Concurso Canarias: dotado de 4.000 euros al ganador del mejor documental producido en las Islas Canarias.

Paralelamente al Festival, abre sus puertas DOCUSUR MARKET, Mercado Internacional de Documentales. Está dirigido a productores y realizadores de América Latina, Asia y África que tengan proyectos en desarrollo y quieran conseguir financiación, o bien proyectos ya terminados que necesiten distribución o exhibición.
Todos los documentales presentados a concurso, sean seleccionados o no, pueden formar parte del Screening de DOCUSUR MARKET al que acudirán las principales cadenas de TV y distribuidores de Europa con la finalidad de suscribir contratos con productores de América Latina, Asia y África.

El reglamento de esta convocatoria y el formulario de inscripción están disponibles en la página web del festival www.docusur.es