terça-feira, janeiro 31, 2006

(Lisboa) Curso de iniciação à Fotografia

11, 18 e 19 de Fev. de 2006 Lisboa, Museu de Ciência

1º e 2º dias- Aulas teóricas- Demonstrações ao vivo- Projecção de diapositivos 2º dia à tarde (ou 3º dia de manhã)- Saída de campo: sessão prática
Custo: 70 euros (60 para participantes de passeios, cursos e workshops anteriores). Inclui uma cópia dos Apontamentos do professor, um rolo 135-36 (ou livro) e um certificado de participação. Reembolso integral e imediato desistindo até à data limitedas inscrições.

Material: Se possuir, traga câmara fotográfica (de filme ou digital), flash, tripé; possibilidade de partilha com outro participante; não é necessário ter máquina fotográfica para tirar o curso.Pré-requisitos: Recomenda-se a leitura prévia do manual de instruções da sua câmara fotográfica, se possuir.Disponibilidade de alojamento e refeições a preços módicos.

Inscrições: info@milcores.pt Assunto:Inscrição no Curso de Iniciação à Fotografia
Tel/Fax: 212 959 212

Inscreva-se simultâneamente na Sessão de Crítica Fotográfica e no Curso de Iniciação à Fotografia e poupe 10 euros (ou 5 euros no caso de já beneficiar doutros descontos: ser estudante, funcionário da Universidade Clássica de Lisboa, ou ter participado noutros cursos e passeios fotográficos da Mil Cores).

Inscrições: info@milcores.pt Assunto:Inscrição na Critica + Iniciação

Tel/Fax: 212 959 212

Texto e imagem retirados do site. Mais informações em: http://www.milcores.pt/

(Lisboa) Sessões de Crítica Fotográfica

Apresentação e discussão de resultados
Museu de Ciência (no Anfiteatro), Rua da Escola Politécnica 56, 1250-102 Lisboa (entre o Largo do Rato e o Jardim do Príncipe Real).
Sábado, 18 Março , 2006 15-18h
Inscrição em:
info@milcores.pt Assunto: Inscrição na Sessão de critica Fotográfica

Preço de cada sessão:15 euros (10 euros para participantes de anteriores cursos, workshops e passeios da Mil Cores; para obter este preço, por favor informe-nos em que actividade participou).
O pagamento é feito no acto da inscrição, por Transferência ou Depósito bancários: favor pedir instruções à Mil Cores pelos telefones 212 959 212, 969 871 009 ou 919 222 662. Pode também ser efectuado pessoalmente (em dinheiro ou cheque) na Mil Cores ou no Museu de Ciência (telefone 213 921 860).
O pagamento das inscrições deve ser feito até 5ª feira 16 de Março às 15h. Inscrições de última hora: p.f. contactar via qualquer um dos números de telefone acima.

Texto e imagem retirados do site.
Mais informações em:
http://www.milcores.pt/

(Formação à distância) Curso de Internet e Correio Electrónico

ESINE O mundo dos negócios está em grande mudança. Procura-se hoje o e-profissional. As empresas tiveram de se adapatar ao novo ambiente e como tal procuram também um novo tipo de gestor.
Um curso prático que o fará dominar a internet em pouco tempo.

Desenhar páginas web eficazes e comerciais.
Manusear a publicidade para conseguir importantes benefícios.
Aproveitar as vantagens da internet para potenciar o seu negócio tradicional.
As possibilidades da Internet para abrir novos mercados.

Texto e foto enviados por email
Mais informações:
http://www.internet.campusesine.net/

domingo, janeiro 29, 2006

(Lisboa) DO PALCO AO ÉCRAN:O TEATRO NORTE AMERICANO DO SÉCULO XX VISTO PELO CINEMA

CURSO LIVRE - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

2º SEMESTRE - INÍCIO 1 MARÇO
Este curso é aberto a todos os interessados. O único requisito é um conhecimento razoável de inglês.
As sessões terão lugar na Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Avenida de Berna, 26C 1069-061 Lisboa, partir de 1 de Março.
Haverá 14 sessões, todas às quartas feiras, a partir das 18 horas.

Inscrições
Os interessados podem copiar a ficha de inscrição no site, e enviá-la pelo correio para a morada acima indicada, ou entregá-la em mão no secretariado da Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos, até dia 27 de Fevereiro. As inscrições serão aceites por ordem de chegada (limite de inscrições 50)
No acto de pagamento, os inscritos com direito a redução de preço deverão fazer prova da sua condição académica específica.

Aos inscritos que completarem o curso será passado comprovativo de frequência.

Propinas:
Alunos externos: 100 Euros
Alunos da UNL: 75 Euros
Alunos de LLM e Comunicação Social: 50 Euros

Docente responsável: Professora Doutora Teresa Botelho

Programa

1 Março- Apresentação do curso. Entre o público e o privad: tendências
do teatro norte-americano do século XX
Duração: 1.30h

8 Março- Em busca de um idioma dramático americano- Eugene O’Neill.
Peça analisada: Long Day’s Journey into Night (1938).
Duração: 1.30h

15 Março- Adaptação cinematográfica de Long Day’s Journey into Night.
Direcção de Sidney Lumet (1962).
Com Katherine Hepburn, Ralph Richardson, Jason Robarts, Dean Stockwell.
Visionamento e discussão.
Duração: 3 horas

22 Março- O universo dramático de Tennessee Williams.
Peça analisada: A Streetcar Named Desire (1947).
Duração: 1.30h

5 Abril- Adaptação cinematográfica de A Streetcar Named Desire.
Direcção de Elia Kazan (1951).
Com Marlon Brando, Vivien Leigh, Kim Hunter.
Visionamento e discussão.
Duração: 2.30h

19 Abril- Arthur Miller e a tragédia do homem comum.
Peça analisada: Death of a Salesman (1949)
Duração: 1.30

26 Abril- Adaptação cinematográfica de Death of a Salesman
Direcção: Alex Segal (CBS) 1966
Com Lee J. Cobb, Mildred Dunnock, George Segal, James Farentino, Gene Wilder.
Visionamento e discussão
Duração: 3h

3 Maio- Edward Albee e o colapso do optimismo americano
Peça analisada: Who’s Afraid of Virginia Wolf (1962)
Duração: 1.30h

10 Maio- Adaptação cinematográfica de Who’s Afraid of Virginia Wolf.
Direcção: Mike Nichols 1966
Com Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal, Sandy
Dennis
Visionamento e discussão
Duração: 2,30h

17 Maio- Lorraine Hanseberry e o novo teatro Afro-Americano.
Peça analisada: A Raisin in the Sun (1959)
Duração: 1.30m

24 Maio- Adaptação cinematográfica de A Raisin in the Sun.
Direcção: Daniel Petrie
Com: Sidney Poitiers, Claudia McNeil, Ruby Dee
Visionamento e discussão
Duração: 2.30h

31 Maio- O idioma masculino de David Mamet.
Peça analisada: Glengarry Glen Ross (1984)
Duração: 1.30

7 Junho- Adaptação cinematográfica de Glengarry Glen Ross.
Direcção: James Foley
Com Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Ed Harris, Alan
Arkin, Kevin Spacey, Jonathan Price.
Visionamento e discussão
Duração: 2h

INFORMAÇÕES, INSCRIÇÕES: SECRETARIADO DA SECÇÃO DE ESTUDOS INGLESES E NORTE-AMERICANOS
Ricardo.marques@fcsh.unl.pt

from http://www.fcsh.unl.pt/english/cursolivre-teatro.htm

(Lisboa) Vários


email enviado por IMAGEM E PROTOCOLO

quinta-feira, janeiro 26, 2006

(Lisboa) Curso de Webdesign

RELEMBRAR!
Curso de Webdesign na Universidade Nova de Lisboa (FCSH):
- nível básico - já há duas turmas e poucas vagas. Em principio, uma turma será à 3ªf e a outra será à 5ªf.
- nível avançado - ainda há vagas. Em principio, será à 2ªf mas está tudo em aberto.
(podem frequentar-se os 2 em simultaneo).

Entrega de CD com Manuais para cada participante. Diploma de fim de curso.

Os preço são os seguintes:
Estudantes FCSH: nível básico - 100 euros + IVA / avançado - 150 euros + IVA
Público em Geral: nível básico - 150 euros + IVA / avançado - 200 euros + IVA
O horário será em regime pós-laboral, das 18h até às 22h (com pausa para jantar às 20h - a cantina da FCSH serve jantares até às 20:30)
O nível básico terá a duração de 80 horas e o avançado de 100 horas.
Cada módulo terá 4 horas semanais de aulas, um dia por semana (dias ainda a definir).
Uma vez que ainda se está a estudar os dias mais convenientes para os alunos, os eventuais interessados devem dizer em que dias lhes dá mais jeito.

Mais informações:
info@cecl.com.pt

segunda-feira, janeiro 23, 2006

(Lisboa) O Cinema e a experiência do mundo

Por Augusto M. Seabra

4as feiras 1, 8 e 22 de Fevereiro
3a feira 14 de Fevereiro
18h30
Pequeno Auditório e Sala 2

O cinema é um facto corrente, até cada vez mais, com o que isso também supõe de depreciação. A crescente ordem doméstica de consumo de filmes em suportes que já não a da projecção, retirou a recepção cinematográfica do espaço público e colectivo e tornou-a ainda mais sedentária, quando os pressupostos da arte cinematográfica a faziam potencialmente de todas a mais nómada, aquela que permitiria conhecer maior diversidade de culturas e imaginários. Mas este pode ser também o quadro para repensar radicalmente a experiência cinematográfica como modo de conhecimento.

Augusto M. Seabra – Crítico. Membro do júri de vários festivais internacionais de cinema. Apresentou pela primeira vez em Portugal autores como Takeshi Kitano, Wong Kar-Wai, Edward Yang, Alexander Sokurov, Annaud Despelechin ou Todd Haynes. Na Culturgest comissariou a programação de cinema dos Festivais “Extremos do Mundo”, “Europa” e “Comunidade”. No DocLisboa 2005, foi comissário do programa “Histórias da Europa: nacionalismos, identidades e fronteiras”.

1 de Fevereiro “O que é o cinema?” ou a infindável questão
Um dos primeiros espectadores, Gorki, falava da “estranheza deste mundo”, do “reino das sombras” – “não a vida, mas a sombra da vida, não o movimento da vida, mas uma espécie de espectro mudo”. Quando o cinema começou a ser também considerado no campo da teoria estética, um Panofsky não hesitou em considerá-lo como “a realidade física enquanto tal”. Será “a verdade a 24 fotogramas por segundo” como pretendeu Godard? Imaginário e realismo, os termos de todo um debate de décadas, sobreviverão às tecnologias digitais?
8 de FevereiroA hipótese do espectador
A consagração da arte cinematográfica passou pelo estatuto de “autores”. Mas para além das diversas apreciações, com base nas autorias, nos códigos ou nos modos de produção, há uma hipótese não menos importante de abordagem: como se constituiu o sujeito da percepção cinematográfica, o que é o espectador de cinema?
14 de FevereiroO sistema-mundo do cinema
O cinema foi não apenas a primeira arte e/ou indústria cultural mas mesmo a primeira indústria que se erigiu à escala planetária, com um centro planetário, Hollywood. A possibilidade de conhecimento foi estandardizada e zonas regionais de influências constituídas e/ou marginalizadas, com o que isso supôs de normas e de quadros restritos de recepção.
22 de Fevereiro O desastre do sensível e modos de conhecimentos
A circulação incessante das imagens, exigindo um “hiper-realismo” para se distinguirem no fluxo, suscitou um paradoxo: tudo pode estar à vista, mas a sensibilidade aos modos de visibilidade cinematográfica foi radicalmente depreciada. E, no entanto, a própria política da centralização dos fluxos de informação e formatação tanto mais solicita uma outra hipótese: uma geopolítica da percepção e a possibilidade de reconsiderar o cinema como experiência do mundo e modo de conhecimento.

Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares
disponíveis

from http://www.culturgest.pt/

quinta-feira, janeiro 19, 2006

(Lisboa) PANORAMA - Mostra de documentário português








"Um país sem documentários é como uma família sem álbum de fotografias."
Patrício Guzman, realizador.

A primeira edição do PANORAMA, uma iniciativa conjunta da Apordoc (Associação Portuguesa pelo documentário) e da Videoteca de Lisboa vai decorrer no Fórum Lisboa entre 27 de Janeiro e 15 de Fevereiro.

Este PANORAMA - Mostra do Documentário Português - pretende ser um espaço privilegiado para dar a conhecer os documentários que se fazem em Portugal ou por portugueses, bem como proporcionar o encontro e partilha de experiências. Tem como objectivo alargar e fortalecer a comunidade do documentário português através da exibição da produção nacional dos dois últimos anos, que se organiza em torno de 11 grandes temas (as migrações, o trabalho, as comunidades, as artes plásticas e de palco) :
A Acabar / Da Terra / Em Comum / Da Memória / Da Cidade / A Fazer / Retratos / Detrás do Palco / Detrás do Traço / Do Sair / Filmes sobre Filmes

Para incentivar a participação do público mais jovem na Mostra, a entrada para todas as sessões será gratuita para grupos organizados mediante as seguintes condições:
- Mínimo de 5 alunos.
- Marcação prévia com o máximo de antecedência (para garantir disponibilidade de lugares) através de e-mail ou telefone.

- Presença de um professor ou responsável de grupo que se encarregará de levantar dos bilhetes. Cada responsável de grupo deverá comparecer na bilheteira do Fórum Lisboa no máximo, até meia hora antes do início de cada sessão.

Mais informações:
www.videotecalisboa.org
www.apordoc.ubi.pt
tels: 218871639/ 938701690

quarta-feira, janeiro 18, 2006

(Leiria) V ENEJC - Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação

O 5º Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação irá decorrer nos próximos dias 31 de Março, 1 e 2 de Abril na Escola Superior de Educação de Leiria

Este encontro junta estudantes das várias escolas do país.
Com várias conferências e workshops é um local privilegiado de encontro e aprendizagem na área da Comunicação.
Os espaços livres e a noite dos que visitam a cidade também costumam ser algo pensado pela organização.
Porque a ideia é divertir e trocar experiências.
Porque aqui só temos a aprender e a conhecer pessoas de vários pontos do país.

Este V encontro é ainda mais importante porque um dos seus objectivos é o nascimento do Fórum Académico de Comunicação (FACOM) - algo do género de uma Associação nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação.
Porque há muito a discutir nesta área. Porque aqui há muito que fazer. Porque todos devem ter uma palavra neste assunto pois é algo que nos afecta directamente e que, bem organizado, só pode ser bom para os estudantes desta área.

Por isso, reserva na tua agenda estes três dias e não faltes!

A ideia de um Encontro nacional de Estudantes de Jornalismo e Comunicação nasceu em Coimbra e foi aqui que se realizaram os três primeiros encontros.
Com a atribuição de estatutos ao encontro, ficou determinado que o encontro não poderia ser realizado dois anos consecutivos na mesma cidade a menos que outra proposta não existisse.
Assim, em 2005, o encontro foi realizado na Covilhã. No final do encontro foi votado o próxmo local do ENEJC e a candidatura de Leiria ganhou.

Leiria, aqui vamos nós!

Acompanha os desenvolvimentos e as informações sobre o encontro em:
http://www.5enejc.blogspot.com/

domingo, janeiro 15, 2006

(Sintra) Ciclo de Cinema - JUVENTUDE INQUIETA

20, 21, 22, 27 e 28 Janeiro
Auditório Acácio Barreiros 21h30
Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra)

Preço: 5 Euros por filme

PROGRAMA:
20 Janeiro: "A Rapariga Santa" Lucrecia Martel, Argentina, 2004
Com Mercedes Morán, Carlos Belloso 106 minutos / Drama / M/12
21 Janeiro: "A Esquiva" Abdel Kechiche, França, 2003
Com Osman Elkharraz, Anthony Zerbe 117 minutos M/12
22 Janeiro: "Diários de Che Guevara" Walter Salles, Estados Unidos, 2004
Com Gael Garcia Bernal, Rodrigo de la Serna 128 minutos / Drama / M/12
27 Janeiro: "Maria Cheia de Graça" Joshua Marston, Estados Unidos/Colômbia, 2004
Com Catalina Sandino Moreno, Joshua Marston, Yenny Paola Vega 101 minutos / Drama /M/16
28 Janeiro: "Nói o Albino" Dagur Kári, Islândia, 2003
Com Tomas Lemarquis 82 minutos / Drama / M/12

Horário de bilheteira do CCOC:
Terça-Feira a Sexta-Feira, das 14h00 às 18h00.
Ao Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Encerra ao Domingo e à Segunda-Feira.
Nos dias de espectáculo, abre uma hora antes do seu início.
Bilhetes também à venda: lojas FNAC, Ticketline (707 234 234) ou em www.ticketline.sapo.pt

quarta-feira, janeiro 11, 2006

(Lisboa) Workshop de Produção Audiovisual com José Retré

Não vai realizar-se por falta de inscrições
Workshop de Produção Audiovisual com José Retré - chefe de produção na NBP
Teatro da Luz

Duração: 10 de Janeiro 2006 a 02 de Março 2006 (devido a impossibilidade do professor as aulas começam a 24 de Janeiro de 2006)
Custo: 50 € inscrição + 200 € mensais ( Janeiro e Fevereiro)
Data Limite de Inscrições: ainda a decorrer
Máximo: 20 alunos

Total de 44 aulas- Aulas de 2 horas- 3 aulas por semana (3ª / 5ª / Sábado)- Horário pós-laboral : 19:30 – 21:30 (3ª e 5ª) / 11:00 – 13:00 (Sábado)
Inscrições: Teatro da Luz - tel. 21 710 30 10

Consideração acerca da estrutura do curso:Não se pode falar de produção audiovisual sem antes se fornecerem algumas bases de interpretação de todas as outras áreas que a Produção gere. Nessa perspectiva, as primeiras aulas compõem-se de uma primeira hora de abordagem técnica à linguagem audiovisual e uma segunda hora em que se expõe a relação que a actividade de produção tem com ela.

Este curso parte igualmente do pressuposto de que é fazendo que se aprende algo acerca desta actividade, e tem por isso uma forte componente prática na segunda metade.

Teatro da Luz
Tel: 21 710 30 10 Fax: 21 710 30 19 Tlm: 96 814 71 46

segunda-feira, janeiro 09, 2006

(Lisboa) Curso de Formação Avançada de Produção de Espectáculos

Temas do Conteúdo Programático:
Produção e Gestão Cultural (Introdução; Conceitos Gerais)
Produção de Teatro; Música; Televisão; Publicidade; Cinema
Direito Aplicado a Artes do Espectáculo
Marketing e Imagem das Artes
Casos Práticos
Projecto/Estágio

Duração: 24 Horas (2 Meses) de Formação Efectiva e Projecto Final.
Local: Lisboa (Sala Estúdio do Teatro Azul – Companhia Profissional)
Metro: Picoas/SaldanhaNúmero de Vagas: 20
Idade Mínima de Acesso: 16 anos
Início: 19 de Janeiro de 2006

TURMA B
Horário: Pós-laboral Quintas -feiras das 19.30 às 22.30 horas
Condições de Acesso:São Habilitações mínimas de Acesso, o 9º Ano de Escolaridade. O Centro de Formação Avançada de Artes do Espectáculo/ Teatro Azul, concede o Diploma/Certificado Final, no caso de Aprovação “Curso de Formação Avançada em Produção de Espectáculos”.

Inscrições: Até Janeiro de 2006
Propinas
Inscrição: 55 Euros
Matricula: 35 Euros
Mensalidade: 135 Euros*
*A Última mensalidade é liquidada no acto da Matricula e a 1ª Mensalidade até ao dia 30 de Janeiro de 2006.

Também Curso avançado em Formação de Actores

Mais informações e inscrições:
Linha Azul: 808201613
Tels: 210135916/966137137
Site: www.apontamento.com
Secretariado: Rua do Conde Redondo, n.º8 - R/C - Lisboa

sexta-feira, janeiro 06, 2006

(Lisboa) Workshop Promoção de Vídeo e Cinema, Festivais e Mostras

na Restart
Dias 25 e 26 de Março 10h-13h e das 14h-19h

16 vagas (no minimo 8 participantes)
Pagamento integral até 1 semana antes do início
Inscrição: 50 €
Geral: + 80€
Alunos/ Formadores/ Cartão Restart : + 60 €)

OBJECTIVOS
Pretende-se que os participantes aprendam estratégias de promoção de um filme: inscrição e envio para festivais e mostras, mas também promoção directa, aquando da selecção do filme para um festival.

CONTEÚDOS
1º Dia
Os principais Festivais e Mostras de Cinema/Vídeo Nacionais e Internacionais (análise do perfil de cada um).
O percurso/carreira de um filme/vídeo – a importância da escolha do primeiro festival.As world, international, european e portuguese premieres.
Os Mercados de Cinema (espaço para distribuidores de cinema e programadores de festival) – análise e valoração da sua importância na promoção de um filme.Visionamento crítico de filmes para selecção de festivais.
2º Dia
Apoios à Promoção (ICAM).Elementos de promoção de um filme em festivais (postais, cartazes, outros) – exemplos práticos.
As apresentações do filme no festival (sala de projecção e press room).A importância dos contactos em festivais.
O trabalho das Instituições Portuguesas na Promoção do Cinema (ICAM, Agência de Curtas Metragens).

Mais informações:
21.8923570
info@restart.pt

(Lisboa) CAFÉ DAS IMAGENS - "FALTA-ME", DE CLÁUDIA VAREJÃO

Videoteca Municipal de Lisboa
Dia 12 de Janeiro, às 21H30
Nesta sessão do Café das Imagens é apresentado “Falta-me”, de Cláudia Varejão, documentário distinguido no DocLisboa'05 com a Menção Especial na categoria "primeiras-obras".

Sinopse: "Neste trabalho a realizadora sintetiza aquilo que mais falta faz a uma série de habitantes da cidade de Lisboa, entre os quais figuram pessoas de diferentes profissões, idades, contextos sociais ou políticos, pessoas anónimas e figuras públicas, que nos surpreendem com as suas respostas."
from: http://www.videotecalisboa.org/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&page_id=281

(Lisboa) CICLO LER CINEMA - “O NOSSO CASO”

Videoteca Municipal de Lisboa

SEMANA I - Dias 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21 Janeiro (destinatários: público em geral)
Após um interregno na programação do projecto LER CINEMA, a Videoteca Municipal pretende reanimar esta iniciativa a partir de Janeiro de 2006, mantendo os objectivos centrais e essenciais do projecto.Durante esta primeira semana, vão ser apresentados, de segunda a sexta, alguns dos filmes sobre os quais incide O NOSSO CASO, um trabalho realizado por Regina Guimarães e Saguenail sobre o cinema português. No sábado, será exibido e discutido o episódio que corresponde aos filmes vistos durante a semana.

Sábado 14
21h30 O NOSSO CASO: Episódio I, a Génese 63' Passado e Presente Manoel de Oliveira 115'
Domingo 15
15h00 Le soulier de Satin Manoel de Oliveira 410'
Segunda 16
15h00 A Caixa Manoel de Oliveira 93' 18h00 O convento Manoel de Oliveira 90' 21h30 O meu caso Manoel de Oliveira 92'
Terça 17
15h00 A carta Manoel de Oliveira 105' 18h00 Amor de Perdição Manoel de Oliveira 261'
Quarta 18
15h00 Party Manoel de Oliveira 90' 18h00 Francisca Manoel de Oliveira 160' 21h30 Os canibais Manoel de Oliveira 90'
Quinta 19
15h00 A Divina Comédia Manoel de Oliveira 140' 18h00 O dia do desespero Manoel de Oliveira 75' 21h30 Non ou a vã glória de mandar Manoel de Oliveira 108'
Sexta 20
15h00 Viagem ao Princípio do Mundo Manoel de Oliveira 91' 18h00 Inquietude Manoel de Oliveira 112' 21h30 Vale Abraão Manoel de Oliveira 187'
Sábado 21
16h00 O NOSSO CASO Episódio I: a Génese 63'
Conversa com Regina Guimarães, Saguenail, Manoel de Oliveira e José Mattos-Cruz.

From: http://www.videotecalisboa.org/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&page_id=280

(Lisboa) Música & Mass Media

Quatro conferências para a Culturgest (sede da Caixa Geral de Depósitos)
Por: Jorge Lima Barreto

4 de Janeiro -Disco
Como o disco conserva e reproduz; registo e edição. O disco-objecto, o disco como instrumento musical. Alguns discursos discográfico-musicais (ex: o hip-hop)
11 de Janeiro – Rádio
A Rádio, com um forte pendor ideológico, fez surgir uma verdadeira estética radiofónica. Nalguns casos o próprio aparelho de rádio foi assumido como instrumento (ex: kurtzwellen de K. Stockhausen)
18 de Janeiro – Cinema e Vídeo
Do cinema mudo, acompanhado por música, ao filme sonoro, desenvolveu-se uma estética metamusical sonoplástica de grande funcionalização (ex: Miles Davis para Fim-de-semana no ascensor). A TV e o vídeo, como o cinema, incorporaram a música como um seu elemento artístico, surgindo várias expressões da video music.
25 de Janeiro – Multimedia
As Músicas automáticas, a Música electroacústica, a programação e a composição de Música assistida por computador. A Música e a poliarte (escultura sonora, instalação). A Música e a comunicação à distância (ex. Perfect Lives de Bob Ashley)

Os meios de divulgação (mass media) da música alteraram substancialmente esta arte. A Imprensa promoveu a escrita e a análise musicais. A Rádio conduziu à dispersão de conteúdos estéticos. O Disco ficou como registo e canal de comunicação. O Cinema estabeleceu a funcionalização total da música. O Vídeo introduziu a velocidade e uma gramática própria. O Computador estabeleceu a informação e o arquivo. A combinação destes meios levou ao espectáculo multimedia e à interacção artística.Na abordagem destes temas, dá-se prevalência ao papel destes media como instrumentos musicais. Em cada conferência haverá exemplos de tipologias musicais variadas – notacional, discográfica, radiofónica, cinematográfica e multimedia com recurso a audição de CD’s e a projecção de DVD’s. Em cada sessão se disponibiliza ao público bibliografia, discografia, videografia, filmografia e documentação multimedia.
from: http://www.culturgest.pt/actual/musica_e_mass_media.html

Conferências sempre às 18h30
Pequeno Auditório
Entrada gratuita (Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis)

(Lisboa) Conferência "Le paradoxe de l'intimité publique dans l'écriture"

por Henri-Pierre Jeudy
Chargé de Recherche do Laboratoire des Instituitions et des Organisations Sociales (Centre Nationale de Recherche Scientifique, Paris)

12 de Janeiro de 2006 (5ª feira)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Auditório 3 - 15h30m
Entrada livre

Conferência inserida no Mestrado em Ciências da Comunicação e no ciclo de conferências do CECL (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens).

quinta-feira, janeiro 05, 2006

(Lisboa) Workshop de Guionismo / Escrita para Televisão

com Rui Vilhena, o autor da novela "Ninguém como tu".

Duração: 20 horas
Preço: 175 Euros

Prémio: aos melhores alunos será oferecido um estágio remunerado numa empresa de produção de conteúdos coordenada artisticamente pelo autor Rui Vilhena

Workshop intensivo:
Sábados e Domingos das 14h às 19h
Datas: 28 e 29 de Janeiro, 04 e 05 de Fevereiro 2006

Número máximo de alunos: 25
Data limite de inscrições: 27 de Janeiro

Contactos para inscrições: de 3ª a Domingo das 15h às 20h
Teatro da Luz
Quartel da Formação, Largo da Luz - 1600 - 498 Lisboa
Telefone: 217 103 010 / 968 147 146 Fax: 217 103 019
E-mail: teatrodaluz@mail.telepac.pt

Teatro da Luz
Tel: 21 710 30 10Fax: 21 710 30 19Tlm: 96 814 71 46

Quanto ao workshop no Porto, ainda não há informações.

(Lisboa) Curso de Webdesign

Curso de Webdesign na Universidade Nova de Lisboa (FCSH):
- nível básico
- nível avançado

(podem realizar-se os 2 em simultaneo).

Os preço são os seguintes:
Estudantes FCSH: nível básico - 100 euros + IVA / avançado - 150 euros + IVA
Público em Geral: nível básico - 150 euros + IVA / avançado - 200 euros + IVA

O horário será em regime pós-laboral, das 18h até às 22h (com pausa para jantar às 20h - a cantina da FCSH serve jantares até às 20:30)

O nível básico terá a duração de 80 horas e o avançado de 100 horas.Cada módulo terá 4 horas semanais de aulas, um dia por semana (dias ainda a definir).
Uma vez que ainda se está a estudar os dias mais convenientes para os alunos, os eventuais interessados devem dizer em que dias lhes dá mais jeito.

Mais informações:
info@cecl.com.pt